Receita mundial
chegou a 126,6 bilhões de dólares; números promissores foram reflexos da
pandemia, aponta especialista
Em 2020, o
mercado de games eletrônicos obteve crescimento de 12% de faturamento em
relação ao ano anterior, atingindo receita de 126,6 bilhões de dólares. Os
números completos são apresentados no novo relatório da SuperData, departamento
de análise e pesquisa da Nielsen Games, uma das gigantes da indústria do
entretenimento.
O documento
aponta que o lockdown, ocasionado pela pandemia da covid-19, foi um dos fatores
que impulsionou o consumo de games. Em janeiro e fevereiro, foi registrado
aumento de apenas 6%, porém o crescimento significativo de 14% teve início a
partir de março, quando a quarentena começou a ser praticada de forma efetiva
em todo o mundo.
“Por ser um
segmento pensado para as pessoas ficarem dentro de casa, os jogos acabaram
sendo um caminho usado por muitos como meio de distração, posicionando o
mercado de games como um dos poucos que teve impacto positivo dentro de uma
pandemia de escala mundial”, opina Thiago Alves, head of partnerships da equipe
de jogos Red Canids.
Quanto ao Brasil,
Thiago é categórico em afirmar que o mercado de games no país está longe de seu
potencial máximo e necessita de aprimoramentos. Os dados revelam que esta é uma
área muito promissora para as empresas fazerem investimentos no setor, aliando
as potencialidades oferecidas pelos games com o tipo de serviço/produto que
oferecem.
Para se ter uma
ideia, recentemente conglomerados da tecnologia como o Google, Amazon e Apple
lançaram novas plataformas e aplicaram bilhões no mercado gamer, de olho na
mudança estrutural do que o consumidor procura para passar o tempo, uma vez que
os jogos são acessíveis e apresentam bom custo benefício.
“Tanto um profissional
que quer trabalhar neste segmento quanto uma empresa que deseja conhecer e
entender este universo, o momento para investir é agora, porque vai abranger um
mercado cheio de oportunidades e um público que consome muito e está cada dia
mais integrado”, sugere Alves.
Além de ser
patrocinadora do time de eSports Red Canids, o Centro Universitário
Internacional Uninter oferece dois cursos para os futuros profissionais que
desejam ingressar neste mercado do entretenimento: graduação em Design de Games
e especialização em Games e Gamificação na Educação.
“Acho fundamental
os jogos serem usados como pilar da educação. Há muitos desenvolvedores criando
aplicativos e jogos de caráter educativo, porque hoje as crianças e jovens são
capazes de adquirir conhecimento além do modelo tradicional, e a instituição de
ensino que está apta para inserir atividades de games, certamente terá um
atrativo a mais que trará grande retorno”, defende.
Comentários
Postar um comentário