Fabricante automotiva diminuiu significativamente o tempo de desenvolvimento de carros a partir da tecnologia Microsoft


Microsoft


Aethra desenvolveu metodologia com base nas plataformas em nuvem Power Apps, Teams, Sharepoint e Power BI

Com o mundo cada vez mais conectado, os modelos de trabalho foram se adaptando a fim de integrar colaboradores internos, gestão, fornecedores e parceiros; e, assim, aprimorar os processos de produção e desenvolvimento. Na indústria automobilística não foi diferente como mostra a Aethra, fabricante brasileira de peças, sistemas e tecnologias automotivas e aeroespacial, que, por meio da tecnologia Microsoft, conseguiu diminuir o tempo de desenvolvimento dos componentes de um carro de 16 para 8 meses.  

Conforme conta Djim Martins, gerente de Tecnologia da Informação da Aethra, a companhia realiza a produção de todas as peças de um veículo com exceção das partes plásticas, motores e do sistema de transmissão; e para que todas sejam entregues, se faz necessário um contato intenso com parceiros no mundo inteiro.  

Dessa forma, com foco em aumentar a capacidade de produção da empresa, a Aethra passou a utilizar o Project Online, que se baseia no Microsoft 365. A solução em nuvem permitiu a empresa fazer a gestão inteligente dos seus projetos, criando fluxos de trabalho automatizados com visão de prazos e que também auxiliaram no planejamento de novas etapas. Além disso, a tecnologia apoiou a melhoria na comunicação e colaboração entre os times internos e com os fornecedores por meio do Teams e do Sharepoint. “As ferramentas foram muito importantes para garantir o nivelamento de informações. Tínhamos 200 colaboradores participando de um único projeto, em cinco unidades fabris, lidando com 20 fornecedores nos Estados Unidos, na Coreia do Sul, na China, na Itália e em diferentes estados do Brasil”, conta Martins. 

Como próximo passo da digitalização, a equipe de tecnologia da companhia criou por meio do Power Apps, plataforma de desenvolvimento de aplicativos, uma ferramenta na qual os fornecedores e colaboradores podem incluir evidências visuais do progresso do projeto, como fotografias e vídeos, integrada ao Power BI, plataforma de gerenciamento e análise de dados da Microsoft. Assim, enquanto um time envia via tablet informações colhidas no campo diretamente para o sistema, o outro tem a visualização em tempo real do que está sendo realizado, se as peças estão em conformidade com os modelos que as originaram, e de dados que facilitam a sua tomada de decisão.  

Como resultado da implementação da metodologia baseada em nuvem, a Aethra conseguiu finalizar dois projetos de automóveis em oito meses, num perceptível ganho de tempo se comparado ao fato de que no passado o projeto de um carro era realizado em 16 meses. “O tempo e assertividade na entrega de um projeto são fundamentais na conquista do cliente e, por isso, este resultado é tão impactante para o nosso negócio. Mas, além disso, nós chegamos a um grau de conformidade geométrica nunca atingido. O acompanhamento e a interação com os fornecedores foram muito melhores e, consequentemente, o projeto foi um sucesso. Nossa ideia agora é expandir isso para outros mercados, pois a metodologia tem potencial para ser aplicada em qualquer segmento”, finaliza Djim. 

O suporte da Microsoft à digitalização do modelo de fluxo de trabalho na Aethra faz parte do compromisso da companhia de incentivar o desenvolvimento econômico sustentável do País por meio do plano Microsoft Mais Brasil. Lançado em outubro de 2020, o plano é uma iniciativa abrangente que tem entre seus objetivos apoiar o crescimento inclusivo por meio de tecnologia, capacitar a força de trabalho de hoje e de amanhã e apoiar programas com foco em sustentabilidade.  

Sobre a Aethra 

Fundada em 1974, a Aethra é hoje uma das principais indústrias de sistemas automotivos do Brasil. Com experiência acumulada ao longo de quatro décadas, atendendo às principais montadoras automotivas no mundo, é uma das maiores fornecedoras de engenharia e produtos de alta tecnologia, autopeças e sistemas para a indústria automobilística. Sempre na busca de melhorias e inovação, com dezenas de patentes próprias, nos últimos anos está investindo muito em tem investido fortemente em digitalização, nuvem­, robôs e automação, visando à Indústria 4.0. 

Sobre a Microsoft   

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.  

 

Comentários