*Por Talita Scotto
Se tem um aplicativo que está
bombando no Brasil é o Clubhouse, uma nova rede social de áudios que está
ganhando popularidade entre profissionais, executivos e aficionados pelo
formato, que é baseado na voz. O Clubhouse ganhou fama após a entrada de nomes
como, Oprah Winfrey e bilionário Elon Musk, que ajudaram no interesse do app.
Para se ter uma ideia da força
que aplicativo ganhou, a busca pelo nome “Clubhouse” no Google cresceu 525% nas duas primeiras
semanas de fevereiro de 2021. Atualmente, o aplicativo é exclusivo para
usuários do iPhone, ao menos por enquanto, e apenas para quem tem convite.
Não sabemos ainda até quando o
Clubhouse terá este formato. Por isso, interessados em conhecer a rede social
podem baixar o aplicativo e já reservarem os seus nomes de usuário, de modo a
garantir seu espaço no app.
O que é Clubhouse?
O Clubhouse é uma rede social
que traz salas de bate-papos com temas diversos, de entretenimento a negócios e
até mentorias, onde as pessoas podem encaminhar dúvidas, participar da conversa
ou comentar o que está rolando – sempre por mensagens de áudio. Você também
pode apenas ouvir o que está rolando, sem que precise participar. As discussões
não são gravadas ou salvas.
Para participar de uma conversa
você pode levantar a mão, cujo ícone é um emoji. Além disso, o moderador da
sala pode selecionar quem participará do bate-papo, quem estará com o microfone
aberto ou outras permissões.
O Clubhouse é uma rede social
sem foto ou vídeo, sendo que o único campo disponível para isso é o perfil do
usuário. Lá é possível trazer mais detalhes sobre o que você faz, qual é sua
profissão e especialidade, além de vincular a conta com o perfil do Twitter e
Instagram.
Por que usar o
Clubhouse?
Afinal, quais são os benefícios
do Clubhouse para negócios e por que sua marca deve estar nesta rede social?
Não há como prever o futuro do aplicativo, mas já é visível que o formato
agrada, tem grande potencial de gerar conexão entre pessoas, já está atraindo
CEOs, personalidades e pode gerar negócios no futuro.
A rede social tem
características mais voltadas para o aprendizado e a troca de conhecimentos.
Abaixo, conheça algumas vantagens que o Clubhouse pode trazer para o universo
do marketing:
Escolha entre os três
tipos de sala
No Clubhouse você pode criar
sua estratégia e definir os bate-papos, que podem se adequar ao tipo de sala,
que são:
Abertas: Qualquer usuário pode
entrar
Sociais: Apenas para quem você
segue
Privadas: O usuário escolhe
quem pode participar.
Desta forma, o aplicativo
permite ao marketing explorar a exclusividade e a estratégia da escassez, além
da monetização que pode acontecer conforme o aplicativo se consolide com o
tempo – algo ainda em debate.
Humanização e
engajamento
Com tempo determinado em cada
sala e com capacidade para até 5 mil ouvintes ao mesmo tempo, o Clubhouse te
oferece engajamento em tempo real e capacidade de promover interação entre
profissionais, celebridades e o acesso a grandes nomes do mercado de maneira
simples, rápida e a qualquer hora.
Conexão e vínculo
Não há filtro para que as
pessoas estejam inseridas em uma discussão ou para ouvir uma celebridade, por
exemplo. Por enquanto, temos um aplicativo que traz a troca de conhecimento,
informação e experiência num formato que já agrada o público. Isso é uma
oportunidade para o marketing como um todo, pois o Clubhouse traz a conexão com
pessoas como ponto alto do app.
Já temos marcas
presentes
A Audi, por exemplo, foi a
primeira montadora a estar presente no Clubhouse quando levantou o tema sobre
“A Era dos Carros Elétricos”, mediando um bate-papo com jornalistas e criadores
de conteúdo, além de convidados, conforme noticiou o Portal UOL. Este caso
mostra que o app é capaz de trazer mais inovação nos formatos de conteúdo, no
vínculo e no valor que se espera gerar entre consumidores e marcas.
Potencial do Clubhouse
No Clubhouse todos são
bem-vindos para uma conversa, por isso, o app traz o diferencial do networking,
do “aprender em tempo real” e de ser ouvinte com a sensação de se estar em um
grande evento, mas a realidade é que se está ao toque de pesquisar assuntos que
agradam e entrar e sair de salas de bate-papo.
Mesmo estando no começo, o
Clubhouse é uma rede social que terá muito espaço para crescer e grande
potencial para ser explorado. Com mais uma rede social disponível, definir
estratégias e canais se tornarão determinantes para a indústria da comunicação:
disputa por audiência, geração de conteúdo em formatos distintos e um futuro promissor.
*Talita Scotto é diretora
da Agência Contatto, que há 11
anos tem como foco a comunicação 360 para negócios envolvendo estratégias de
assessoria de imprensa 4.0, redes sociais e marketing de influência. É
jornalista especializada em marketing e comunicação integrada. No Clubhouse
está como @agenciacontatto.
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