Sem divã e poltrona: a psicanálise na pandemia

Lançado pela Aller Editora, referência em obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, obra discute o novo normal imposto aos profissionais e pacientes

As mudanças provocadas pelas medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus impuseram aos psicanalistas e aos pacientes uma nova configuração do setting analítico: nada de divã e poltrona, dispositivos definidores da psicanálise. Com isso, seus praticantes se depararam com sessões virtuais para prosseguir o tratamento, e então perguntas surgiram sobre o papel do corpo na psicanálise e as incidências do contexto e trauma sociais sobre aqueles que demandam atendimento clínico. Mais: como a análise pode auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, premido por dilemas cada vez mais complexos?

Psicanálise e pandemia, organizado pelo Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul e publicado pela Aller Editora, busca, através de artigos escritos por autores de diversas regiões do país e do mundo, entender como a presente situação afetou a prática clínica e a sociedade, estando ambas atravessadas, desde a fundação da psicanálise, pelo luto, mal-estar político e angústia frente às incertezas e instabilidades do mundo.

Assim, os autores desta obra se perguntam: o isolamento e suas consequências inseriram na clínica novas questões ou aprofundaram aquelas que já existiam?

Para dar cabo da reflexão, os autores recorreram tanto a textos seminais da formação analítica — como Luto e melancolia, de Sigmund Freud, e O aturdito, de Jacques Lacan — quanto a obras de arte e a acontecimentos políticos recentes, visando pôr o discurso analítico em circulação na esfera pública, hoje saturada pelos discursos científico, da autoridade, do mestre e, sobretudo, pelas fakenews, e reelaborar sua epistemologia.

FICHA TÉCNICA
ISBN
: 978-65-87399-11-9
Formato: Brochura – 14x21cm
Páginas: 208
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª/ 2020
Gênero: Psicanálise
Preço: 49,90
Link para comprahttps://bit.ly/35Xelqt

Autores: Alba Abreu, Andréa Brunetto, Antonio Quinet, Bernard Nominé, Carmen Gallano, Claudia Wunsch, Daniel Foscaches, Hilza Maria, Isloany Machado, Lia Silveira, Luis Izcovich, Marcelo Bueno, Marilene Kovalski, Marisa Costa, Pricila Pesqueira, Rainer Melo, Tatiana Siqueira, Zilda Machado.

Sobre a editora: Formada pela psicanalista Fernanda Zacharewicz e pelo jornalista e publisher Omar Souza, a Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até as repercussões dos debates atuais sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada pelo verbo francês aller, que significa “ir”, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de psicanálise ou não, a percorrer caminhos que cruzam fronteiras e a embarcar nesse desafio que é ler como movimento.

Comentários