Preocupados com a saúde, consumidores pretendem investir em festas de fim de ano intimistas


Médicos aconselham comemorações menores e especialistas dão dicas de beleza, moda, culinária e decoração para uma ceia inesquecível em casa

As festas de final de ano devem ganhar um novo formato em 2020. Para seguir as recomendações sanitárias, as reuniões devem ser menores, com número restrito a familiares de convívio direto. De acordo com a infectologista do Hospital Santa Cruz, Dra. Nicole Bremer (CRM-PR 35.725, RQE 26.904), mesmo dentro de casa é preciso ficar atento aos riscos que podem acarretar em contaminação e tomar os devidos cuidados como utilização de máscara, higienização frequente das mãos e objetos e distanciamento físico.  

“Evitem juntar famílias e comemorem apenas com as pessoas do núcleo familiar ou que participem da dinâmica do dia a dia. Todas as pessoas precisam estar acomodadas no espaço sem que haja aglomeração, de preferência utilizando máscara e mantendo um distanciamento adequado na mesa durante as refeições. Precisamos lembrar que essa é uma situação temporária e que pede cuidados emergenciais. A vacina e os antivirais em estudo prometem trazer de volta o brilho dos encontros nos próximos anos”, ressalta a médica.

Mesmo com esse novo formato, as comemorações não devem perder o encanto, muito pelo contrário. Confira algumas dicas para celebrar o Natal e o Ano Novo em casa com a família:

Ceia de Natal e Ano Novo

Uma forma de envolver a família neste ano é no preparo das refeições. De acordo com o chef Celso Freire, com receitas fáceis é possível montar uma mesa farta e com diversas opções para todos os gostos. Além do tradicional peru, a dica do chef é investir em saladas coloridas que, além de saborosas, embelezam ainda mais a mesa da ceia familiar.

“Uma ótima opção é a salada caprese que pode ser feita com berinjela e filé de anchova. Ou então uma salada de folhas variadas com cogumelos frescos e vieiras também são boas combinações”, complementa Celso. Para quem gosta de frutos do mar, é possível escolher como prato principal ou opcional, em formato de salada morna, misturando os crustáceos e os moluscos, reduzindo no vinho branco e servindo acompanhado ao molho pesto e molho de pimentão.

“Para servir como aperitivo e ainda enfeitar a sua mesa, você também pode preparar um mix de castanhas salgadas com algumas especiarias”, complementa o chef.

Decoração de mesa natalina

Montar uma mesa para a Ceia pode não parecer tarefa fácil, mas, de acordo com a arquiteta da Construtora e Incorporadora Pride, Juliana Zandona, é possível montar uma bela mesa para a Ceia com o que já se tem em casa e ainda unir cuidados com a saúde e momentos de bem-estar e carinho com a família. “Pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Alguns itens podem ser reaproveitados da árvore de Natal, de um ano para outro e até itens que não são natalinos podem ser convertidos para essa função”, explica. 

É possível utilizar jogos americanos vermelhos, brancos, verdes e ainda sobrepô-los com um souplast de cores diferentes mas harmoniosas. Uma opção é utilizar algumas bolinhas da árvore de Natal para decorar a mesa. Coloca-las soltas em alguns pontos do móvel, em meio ao arranjo de flores ou ainda como porta guardanapos. “Elas são um colorido especial e que trazem mais alegria à mesa”, relatou. 

A dica de Juliana para utilizar as luzinhas de Natal é coloca-las em um pote ou garrafas de vidro já utilizadas e iluminar a mesa. Itens da alimentação também podem dar um charme especial à mesa. 

Alguns copos que não farão parte da composição podem servir para acomodar velas flutuantes. Basta colocar água e as velas em cima, garantindo uma luz especial para o momento em família. 

“O ideal é que haja harmonia entre as composições. Se utilizar as luzinhas, as velas podem ficar em segundo plano, por exemplo. As cores também precisam conversar entre si, para não errar, a dica é escolher uma paleta com três cores, como vermelho, verde e dourado, para que assim haja harmonia entre elas” finalizou Juliana. 

Maquiagens para pequenos eventos

Arrumar os cabelos e fazer uma boa maquiagem são itens essenciais para comemorar o Natal e Ano Novo e ainda garantir aquela foto linda de final de ano. O maquiador da rede Expert Beauty Center, Felipe Basso, destaca que é possível renovar a autoestima com essas atitudes. “Que mulher não gosta de se olhar no espelho maquiada, com os cabelos escovados? Tudo isso faz parte da elevação de autoestima de cada um e mais do que nunca precisamos disso e sem esquecer dos cuidados essenciais”, ressaltou. 

O profissional ainda dá dicas de como se preparar as festas. “Os cuidados com a pele devem seguir os costumes, como passar um demaquilante, água termal, fazer uma pele boa, e partir para a parte de colorir o rosto. No Ano Novo, por exemplo, se a pessoa gosta de manter tradições, é possível fazer maquiagens com as cores vibracionais para atrair boas energias em 2021. Por exemplo, utilizar uma sombra verde simbolizando a esperança, amarela para atrair dinheiro, branco para paz e tantas outras”, explicou Felipe. 

Para quem não abre mão de ir ao salão de beleza, o Expert Beauty Center segue todos os protocolos de higiene e os cuidados foram intensificados. A cada cliente, a cadeira é desinfectada, os profissionais realizam lavagem das mãos, além da utilização de álcool em gel, máscaras e agendamentos com tempo maior entre as clientes. Entretanto, para quem quer economizar tempo, todas as unidades da rede oferecem kits presenteáveis com itens de cuidados pessoais. Os valores variam de R$ 100 a R$ 300, com serviços como podologia, manicure, corte de cabelo e outros itens.

Confira o vídeo do profissional do Expert Beauty Center com dicas de maquiagem para as festas: https://www.instagram.com/tv/CHK0Jvehknz/?igshid=1bq2f9908b2pi 

Looks para Natal

A personal branding e coach, Fernanda Berberi, menciona que muita gente está sentindo falta de se arrumar, o que altera muito a autoestima. Então o Natal é uma excelente oportunidade para “se dar ao luxo” de provar roupas e sapatos especiais que ficaram guardamos durante estes meses de pandemia e ousar na maquiagem e acessórios.

A profissional também ressalta quais são as cores tradicionais da época e como utilizá-las de forma inovadora. “Dourado e vermelho estão sempre presentes. Para mudar um pouco, vale apostar nos acessórios dourados, saia midi vermelha com blusa branca ou macacão vermelho. A cor vermelha é intensa e remete a paixão, vigor, alegria. Este foi um ano desafiador e se chegamos até aqui com saúde já é motivo para comemorar sim. Merecemos um look lindo para uma noite tão especial ”, alega Fernanda.

Ainda, a consultora também que não é porque se está em casa que chinelo e tênis devem ser as primeiras opções. “Vale apostar nos saltos bloco que estão em alta e são superconfortáveis. Passamos o ano todo praticamente em casa e deixamos de lado todos os saltos. Agora é fim de ano e vamos caprichar no visual”, diz.

Por fim, Fernanda afirma que o importante é se sentir bem consigo mesmo e cuidar da aparência é uma das maneiras de fazer isso acontecer. “É preciso se cuidar, sentir-se bem, e não para os outros, mas principalmente para si. Arrume o cabelo, capriche na make (que pode ser feita em casa), um rímel não pode faltar já que os olhos estão em evidência ainda mais pelo uso das máscaras. Cuide do seu cabelo e irradie alegria neste Natal”, completa.

Comentários