Conheça Paula Macedo Weiss, jurista e coordenadora internacional de projetos culturais que acaba de lançar seu primeiro livro de auto-ficcao ENTRE NÓS

Brasileira radicada na Alemanha desde 1995, Paula Macedo Weiss estreia na literatura com lançamento no Brasil de seu primeiro livro "ENTRE NÓS", no último mês de Outubro. No mesmo mês estreou a exposição "Kader Attia - Irreparáveis Reparos", em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo, para a qual assina a Articulação e Consultoria Internacional e prepara-se para lançar no início de 20121 na Alemanha versão inédita de seu livro.

 

São Paulo, Dezembro de 2020: Paula Macedo Weiss é esteta e articuladora cultural por natureza. Atribuições que emprega nos projetos em que se envolve. Vivendo há 25 anos na Alemanha, mestre em direito, casada e mãe de quatro filhos, aos 51 anos ela é responsável por promover um intercambio e fluxo intenso de projetos culturais entre o Brasil e a Alemanha. Quando o Brasil foi convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt em 2013, por exemplo, foi a coordenadora local das atividades culturais brasileiras nos museus e entidades culturais alemães. Desde então, trabalha com o Instituto Inhotim, Sesc, Bienal de São Paulo, entre outros, promovendo a apresentação de artistas brasileiros por lá e de artistas alemães por aqui. Este ano ela é uma das patronas da Bienal de Berlim. É também presidente da Fundação do Museu de Artes Aplicadas de Frankfurt e está em diversos conselhos de instituições culturais em Frankfurt e em São Paulo.

Além de todo seu envolvimento com o cenário cultural, Paula acaba de lançar neste último mês de outubro, um livro de memórias, ENTRE NÓS (Folhas de Relva Edições), dos tempos em que viveu no Brasil sob a ditadura civil-militar. A obra conta sua história pessoal misturada à história do país. Nascida em plena ditadura, acompanhou de perto o caminho que levou à abertura política. Seu pai, Osvaldo Macedo, foi um político que lutou sempre pela democracia e pelos direitos do cidadão brasileiro; e a herança política recebida dos pais dá o tom ao livro.

Conforme diz o texto de orelha de ENTRE NÓS, da escritora Veronica Stigger, “Paula cresceu em meio a batalhas e, desde pequena, aprendeu a lidar com as adversidades. ‘Não nasci para me entediar e assistir à vida de camarote’, afirma ela. O início da vida, disse à sua mãe o médico que lhe trouxe ao mundo, é decidido pelo momento que nasce. É sobre lutas e crescimento que fala o livro. A chegada à vida adulta coincide com a volta à democracia. Aí, então, a narrativa se encerra, em suspenso – e em suspense sobre os rumos do país depois da última eleição para presidente, quando a democracia se vê novamente em risco.

Com o sucesso do lançamento de seu livro no Brasil, num oportuno momento politico de discussão e elucidação a cerca do autoritarismo politico do atual governo Brasileiro - e agora com a recente eleição norte americana de Joe Biden, que redefine o cenário politico mundial - a jurista e autora prepara para o início do próximo ano o lançamento da edição de seu livro de estreia, na Alemanha (fotos inéditas da autora com a capa do novo livro, que será lançado em janeiro de 2021).

Além disso, Paula Weiss assina a Articulação e Consultoria Internacional da recém inaugurada exposição Kader Attia – Irreparáveis Reparos, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo e reflete, além de articular como voz politico-cultural ativa, os novos rumos da democracia e da cultura na Europa, sendo a iniciadora e uma das articuladoras do Conselho da Paulskirche em Frankfurt. Na Paulskirche ocorreu o primeiro parlamento alemão e foi promulgada a primeira constituição da Alemanha e é considerada o berço da democracia moderna. Diante da pandemia do totalitarismo e dos recentes desenvolvimento políticos, pretendem com essa iniciativa inaugurar em parceria com a cidade de Frankfurt, a Casa da Democracia junto a Paulskirche, espaço de discussão, de diálogo e da busca de novas narrativas. Paralelamente continua ativa no fomento cultural, pois acredita que a intermediação cultural é uma atividade essencial para a inclusão social e para concepção de um mundo mais tolerante, mais inclusivo, mais drmocratico. As atividades se interagem e se complementam. 

Deixo a personagem à disposição para assinar textos e colunas especiais para publicações, atuar como fonte, convidada para discussões e/ou entrevistas sobre o panorama cultural e politico no Brasil e no mundo.

 


Sobre a autora:

Paula Macedo Weiss formou-se em direito no Brasil, em seguida fez mestrado e doutorado na mesma área na Universidade Eberhard Karls, em Tübingen. Mora na Alemanha desde 1995. Durante anos trabalhou no escritório de advocacia Gleiss Lutz em Frankfurt am Main e hoje dedica-se principalmente à promoção de projetos culturais entre o Brasil e a Alemanha. Ela é casada, tem quatro filhos e vive com a família em Frankfurt am Main. 

*** 

ENTRE NÓS – Paula Macedo Weiss 

Edição: 1 

Ano: 2020 

Assunto: Literatura brasileira  

Idioma: Português 

País de Produção: Brasil 

ISBN: 978-658067206-6 

Peso: 0,246 kg 

Nº de Páginas: 210 

Capa e projeto gráfico: Gabriel Lima 

Ilustração da capa: Camila Macedo 

Editora: Folhas de Relva Edições   

 

SERVIÇO: 

ENTRE NÓS – Paula Macedo Weiss | Lançamento: Outubro de 2020 

Editora: Folhas de Relva Edições  

Preço Sugerido: R$ 42,00 

www.editorafolhasderelva.com.br 

Comentários