Artemisia é eleita, pelo terceiro ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGs do Brasil

Maior premiação do terceiro setor nacional, o Prêmio Melhores ONGs chega à quarta edição com 670 organizações inscritas. Pioneira no Brasil no apoio a negócios de impacto social, a Artemisia - que em 2020 comemora 15 anos - foi eleita umas das 100 melhores, pelo terceiro ano consecutivo.

Realizado pelo Instituto Doar, Ambev e O Mundo que Queremos, o Prêmio Melhores ONGs chega à quarta edição com um número substancial de inscrições: 670 organizações participaram da primeira etapa da maior premiação do terceiro setor brasileiro. Entre os premiados, destaque para a Artemisia – organização pioneira no apoio a negócios de impacto social –, que conquistou o título pelo terceiro ano consecutivo e está entre as 100 melhores de 2020. A cerimônia de premiação será em 10 de dezembro, a partir das 19 horas, em São Paulo, com transmissão pelo YouTube e site do canal Futura.

Com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o prêmio conta, ainda, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. Desde 2017, quando foi lançada, a premiação se propõe a avaliar organizações do terceiro setor nacional por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação efinanciamento. A edição deste ano traz como novidade o lançamento de uma plataforma que estimula as pessoas a contribuírem financeiramente com as organizações vencedoras.

Pioneirismo e impacto social

Fundada em 2005 pela Potencia Ventures, a Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização foi fundada há 15 anos para apoiar negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e apoiar empreendedores e negócios de impacto social com potencial de se tornarem referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas de todo o Brasil em diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social.

Há 15 anos, a Artemisia formulou, uma pergunta que pontua a atuação da organização até os dias atuais. Ao aplicar a lógica dos negócios, será que podemos contribuir para a resolução de problemas sociais? Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva, com essa hipótese – e acreditando na possibilidade de uma resposta afirmativa ou em construção –, a reflexão provocada convergiu para a ideia do surgimento de negócios de impacto social.

“Um novo modelo, pautado pela consciência social unida ao lucro, no qual as empresas não substituem o Estado, pois o objetivo é qualificar e complementar a presença governamental ao garantir acesso a produtos e serviços essenciais à melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade econômica e social. Com humildade e profundo senso de responsabilidade, posso dizer que apoiamos o surgimento de uma nova geração que optou por colocar o talento a serviço da transformação social”, afirma Maure, acrescentando que estar entre as 100 Melhores ONGs do Brasil é motivo de orgulho para todos que colaboraram com a construção de mais de uma década de história da organização.

Comentários