Empresas apresentam ferramenta inovadora que tem ajudado a coloca-las na liderança de uma nova economia
Evento online trouxe
a visão de grandes empresários brasileiros e do exterior quanto às novas
perspectivas do setor empresarial na conservação da natureza
O
entendimento de que a proteção do patrimônio natural está diretamente
relacionada à minimização de riscos de investimento e proteção dos negócios é
tema cada vez mais discutido e inserido nos processos de gestão ambiental de
corporações. Neste contexto, a Certificação LIFE é uma ferramenta
inovadora, a qual propicia que empresas façam investimentos
no campo da conservação da biodiversidade, garantindo os serviços
ecossistêmicos essenciais às suas atividades.
A
discussão foi tema do evento ‘‘Empresas na liderança da nova economia’’.
O principal ponto abordado foi o benefício da utilização da Certificação LIFE
para envolver o setor privado em ações efetivas para conservação dos
ecossistemas naturais e ao mesmo tempo agregar valor aos negócios. A
metodologia LIFE permite uma avaliação dos impactos ambientais de atividades
corporativas e a subsequente mitigação ou compensação por meio de ações em
conservação. A Certificação é concedida em reconhecimento a uma nova postura assumida
na gestão empresarial, com a incorporação do capital natural aos negócios,
tornando as empresas um modelo a outras instituições.
Promovido
pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em
parceria com o Instituto LIFE, o evento contou com a participação de companhias
como Itaipu Binacional – Brasil, Itaipu Binacional – Paraguai, Gráfica e
Editora Posigraf, C-Pack, Banco ABN-AMRO, Grupo Boticário, Sanepar, ECOACSA e
do escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede Advogados Associados. O evento
foi mediado pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto LIFE, Miguel
Milano e trouxe como ponto principal os benefícios das ações voluntárias em
conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para os negócios.
De
acordo com o diretor de meio ambiente e ação social da Companhia de Saneamento
do Paraná (Sanepar), Julio Gonchorosky, as empresas precisam estar mais atentas
à nova economia. ‘‘Não temos futuro sem passar pela conservação. As mudanças
climáticas estão batendo na nossa porta’’, diz Gonchorosky.
Segundo
o gerente corporativo da área de Segurança e Meio Ambiente do Grupo Boticário,
Paulo Gardel, o uso desta ferramenta faz com que a empresa seja ainda mais
reconhecida pelos seus esforços na área de conservação.
Gerando
um ciclo virtuoso, a metodologia LIFE busca atingir não apenas as empresas
certificadas, mas toda cadeia de fornecedores. José Maurício Coelho,
representante da C-Pack, relata que após conhecerem a certificação pelo Grupo
Boticário, um de seus maiores clientes, optou por dar início ao processo de
avaliação. “Encontramos uma espécie de régua que nos permite avaliar toda a
nossa cadeia de fornecedores e clientes”, afirma o CEO da empresa.
Ainda,
o superintendente da Itaipu Binacional – Brasil, Ariel Scheffer, afirma que,
além dos resultados positivos para a proteção do patrimônio natural, as
empresas também são beneficiadas. ‘‘A Metodologia LIFE nos propiciou uma
abertura de novas oportunidades de parcerias e negócios’’, diz. Incrementando
as falas de Scheffer, o CEO do Banco ABN-AMRO, Fausto Caron, declara que há
outros benefícios. ‘‘A Metodologia LIFE também nos proporcionou legitimidade e
credibilidade para demandar e cobrar de nossos clientes uma corresponsabilidade
ambiental’’, afirma.
Ampliando
sua área de atuação, empresas internacionais já reconhecem o valor e as
oportunidades no uso desta ferramenta como a Itaipu Binacional – Paraguai, por
exemplo. ‘‘Estar envolvido neste processo nos garante que estamos no caminho
certo para a conservação’’, declara o superintendente de gestão ambiental na
Itaipu Binacional Paraguai, Gustavo Ovelar. Em outra vertente, o diretor
executivo da ECOACSA na Europa, David Alvarez García, apresentou a tendência
das empresas do mundo todo em repensar a economia. ‘‘Precisamos pensar em como
mudar o sistema financeiro para melhorar a conservação da biodiversidade’’,
diz. ‘‘Todas aquelas empresas que não se enquadraram nesta nova economia logo
estarão fora do mercado’’, finaliza.
Para
o senador Flavio Arns, “a Certificação LIFE representa uma forma de reconhecer
o desenvolvimento de novas práticas, de uma nova gestão empresarial e
governamental”. O senador também lembrou que a metodologia “pode representar
mais valorização e investimentos dessas iniciativas”. Segundo o diretor executivo
da SPVS, Clovis Borges, os avanços para uma nova economia começam por
iniciativas inovadoras e qualificadas, como é o caso da Certificação LIFE,
permitindo que empresas que deem o exemplo a partir de resultados positivos,
agregando novos interessados e ampliando sua aplicação.
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