Alê Santos lança podcast inédito de ficção científica que levanta discussão sobre os problemas sociais no Brasil

 


O autor e roteirista Alê Santos, um dos principais nomes da nova geração de escritores brasileiros e finalista do prêmio Jabuti, anuncia o lançamento de seu mais novo projeto: o podcast “Ficções Selvagens”, em parceria com a Orelo.

A produção, como o próprio nome já remete, é de ficção científica – formato ainda novo neste mercado, e tem como ponto de partida problemas sociais do país combinada à realidade fantástica, típica das obras de ficção. O foco estará em discussões muito atuais, como por exemplo a desigualdade de gênero, temáticas raciais, desigualdade social, fake news e vacinação da população.

“A nossa ideia com esse projeto é aproximar a ficção tradicional dos questionamentos sociais, para abrir debate e reflexões sobre eles, utilizando a ótica da ficção. O que queremos é misturar essa realidade fantástica com temas do cotidiano brasileiro”, explica Alê Santos, um dos nomes mais fortes e importantes na luta racial no Brasil hoje.

Para a produção, o projeto conta com um time de peso, que traz Alê Santos como autor e roteirista, Ian SBF (co-fundador e sócio do Porta dos Fundos) como diretor,  a MiraFilmes como produtora e Jefferson Costa como responsável pelas artes do podcast.  

“Mais do que abordar problemas, nós queremos trazer à tona o imaginário negro como pontapé inicial para as discussões que vão surgir por meio de alegorias sobre os jovens da periferia, histórias de terror, tecnologia, mesclados ao realismo mágico”, finaliza Santos.

O podcast que terá 6 histórias que se completam, com episódios semanais sempre as sextas-feiras, já está disponível a partir de hoje na Orelo, novo aplicativo de podcasts que pode ser baixado na Apple Store e Google Play. 

Mais sobre o autor:

Nos últimos anos, Alê representou o Brasil na antologia de Scifi “Cautions, Dreams & Curiosities: The Tomorrow Project”, em 2019 lançou  o conto Afrofuturista Cangoma pela Plataforma 21 na coletânea Todo Mundo tem Uma Primeira Vez e em 2020 se tornou finalista do prêmio Jabuti com o livro Rastros de Resistência, história de Luta e Liberdade do Povo Negro, editado pela Panda Books. Também foi destaque do prêmio Sim a Igualdade Racial de 2020 na categoria Representatividade em Novos Formatos.

Sobre a Orelo:
A Orelo é um aplicativo de conteúdo em áudio, que oferece podcasts originais, além de um vasto catálogo global com mais de 700 mil títulos, valorizando o bom conteúdo e a experiência do usuário. O app conta com a contribuição de criadores renomados para o desenvolvimento de conteúdos especiais, abordando diferentes temáticas como notícias, cultura, esportes, entretenimento e muito mais. Pioneira, a Orelo é a primeira plataforma exclusiva de podcasts a remunerar os criadores de conteúdo do formato por streaming. Foi criada pelo empreendedor Luiz Felipe Marques.

Comentários