5ª edição do Dia das Boas Ações conecta voluntários e ONGs em evento online repleto de atividades culturais e artísticas

 


Movimento mundial que une mais de 100 países para despertar o engajamento a causas sociais acontecerá este ano no Dia Mundial do Voluntariado, 5 de dezembro

Em sua quinta edição no Brasil, o Dia das Boas Ações - maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social – acontecerá este ano no dia 5 de dezembro, no Dia Mundial do Voluntariado, em um evento online aberto e gratuito.  

Realizado em mais de 100 países no mundo, a iniciativa é organizada no Brasil pelo Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, em parceria com a Muda Cultural. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no Brasil. Esse ano, por ser um evento online, o movimento será nacional, mobilizando pessoas em todos os estados brasileiros.

Fazem parte da programação do DBA 2020 atrações artísticas e musicais como o Sarau das Pretas e Samba de Dandara e uma uma oficina de LiteraRap (escrita através do rap, literatura e poesia), pelo coletivo Dente de Leoa. Além disso, o DBA 2020 trará convidados especiais para rodas de conversa sobre educação e diversidade, e durante todo o evento, serão divulgadas vagas de voluntariado e histórias inspiradoras das organizações e projetos sociais da rede do Atados.

Como parte do movimento do Dia das Boas Ações, na semana seguinte ao evento online, acontecerão atividades de voluntariado, incluindo ações online como trocas de experiências entre voluntários e atendidos, oficinas e trocas de saberes e ações presenciais (seguindo os devidos cuidados de saúde) como mutirão de limpeza e plantio. 

A importância do voluntariado 

Considerado o maior movimento de mobilização voluntária do mundo, o Dia das Boas Ações é realizado em mais de 100 países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e teve atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. Na edição passada, o evento mobilizou 108 países, com 23.000 projetos e mais de 3.900 voluntários. 

Segundo um levantamento realizado pelo Atados durante a pandemia, houve aumento de 12% nas inscrições para trabalho voluntário quando comparado ao mesmo período de 2019. O distanciamento social também refletiu em um aumento de 252% na procura por voluntariado a distância (online).

“Quanto aos temas das causas mais procuradas no site do Atados, os que mais chamaram a atenção do público foram as relacionadas à treinamento profissional, combate à pobreza, educação, mulheres e direitos humanos. O propósito do DBA é conectar pessoas interessadas e preocupadas com o próximo à causas e ONGs que podem contribuir. É ser um ponto de partida para uma atuação voluntária com real poder transformador”, explica Marina Frota, diretora do Atados.

Hoje o Atados conta com mais de 2.500 ONGs inscritas e mais de 155 mil voluntários. A 5ª edição do DBA é patrocinada pela Bexp (Best Experience) e Track & Field e realizada através do ProAC ICMS. Apoio: Catraca Livre.  

Dia das Boas Ações 2020

Quando: 5 de dezembro de 2020 às 15h

Onde: Transmissão ao vivo no Dia das Boas Ações (Facebook), Atados (Youtube e Facebook) e Catraca Livre (Youtube e Facebook)

Mais informações: https://www.atados.com.br/dba

 

Comentários