Mais do que dominar habilidades técnicas, livro
inédito no Brasil destaca que profissionais do futuro serão selecionados pelo
comportamento
Você
sabia que a revolução digital transformou as relações humanas até mesmo
profissionalmente? Um estudo recente realizado pela IBM em 50 países, com 5.800
executivos, corrobora com a afirmativa e aponta que, os próximos três anos,
mais de 120 milhões de profissionais deverão se recapacitar para trabalhar
nesses modernos ambientes digitais. Ao contrário do que pode parecer, o maior
desafio está na ausência de habilidades comportamentais por parte dos
candidatos.
Mas
o que as Soft Skills
têm a ver com essa nova realidade? Tudo. Soft
Skills é um termo em inglês usado, sobretudo, por profissionais da
área de recursos humanos para definir habilidades comportamentais.
A
frase de Peter Drucker permanece uma máxima nos dias atuais: “As pessoas são
contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus
comportamentos”. Sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca de 90% das
pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas pelos
comportamentos (Soft Skills). A informação é do levantamento de 2018 da Page
Personnel, consultoria global de recrutamento. Os dados destacam que não basta
profissionais qualificados tecnicamente, com ótimos cursos e atividades
complementares para serem selecionados para uma vaga. Relacionamento
interpessoal, comunicação, liderança, negociação, empatia etc., são algumas das
Soft Skills mais
buscadas pelas empresas nos candidatos e que vão muito além dos bancos de
faculdade.
Um
recente levantamento da Robert Half, empresa de recrutamento que seleciona
profissionais especializados para cargos de média e alta gerência. Na opinião
de 56% dos executivos brasileiros, as habilidades comportamentais serão cada
vez mais demandadas no mundo pós-pandemia. As cinco soft skills mais apontadas
por eles são: pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e
adaptabilidade.
Do
mesmo modo que a tecnologia e a inteligência artificial avançam rapidamente, é
fato que as Soft Skills dificilmente serão copiadas pelos robôs. É o que revela
o livro Soft Skills:
competências essenciais para os novos tempos, que será lançado pela
Literare Books International em novembro. Lucedile Antunes coordenadora
editorial dessa obra de coautoria, conseguiu, de forma brilhante, reunir
grandes especialistas que compartilharão seus conhecimentos e valiosas
experiências. Os capítulos são apresentados em um estilo que irá prender a
atenção do leitor, do prefácio ao epílogo.
Dentre
esse grupo seleto de autores, o livro reúne CEO’s, C-levels da área de
desenvolvimento humano, terapeutas, coaches e médicos comportamentais. Lucedile
Antunes selecionou criteriosamente esse time multidisciplinar para compor essa
obra inédita no Brasil, que traz um conteúdo prático de como desenvolver as
principais Soft Skills
mais buscadas pelos profissionais no mercado dos tempos atuais e como dar os
passos para o seu autodesenvolvimento.
Portanto,
se você deseja se destacar pessoal e profissionalmente nos dias atuais, esse
livro é para você!
Livro
inédito no Brasil
Ao final de cada
capítulo o leitor encontrará dicas incríveis de como desenvolver cada Soft
Skill.
A
obra foi estruturada em 33 capítulos, além da introdução e epílogo. Dentro
desse livro, o leitor encontrará tudo o que precisa saber para se tornar um ser
humano ainda melhor e, acima de tudo, um profissional destacado no mercado. “Ao
longo do livro você entenderá quais são as exigências comportamentais que o
mundo nos desafia a aprender, passando pela importância das inteligências
emocional, espiritual, lúdica e relacional”, informa a coordenadora editorial
Lucedile Antunes.
A
autoconsciência, a sensibilidade e uma ampla gama de linguagens do corpo e do
coração (emoções e comportamentos) não podem ser facilmente reproduzidas pelos
robôs. É por isso que as Soft Skills se tornarão cada vez mais os nossos
verdadeiros diferenciais. Uma obra imprescindível para os dias atuais.
Empatia,
comunicação intrapessoal, coragem, resiliência, inteligência lúdica, emocional,
espiritual e relacional, adaptabilidade, lifelong
learning (capacidade de aprendizagem ao longo da vida), trabalho em
equipe, autoliderança, atitude positiva, criatividade e aprendizado,
sensibilidade, resiliência, resolução de problemas, humor, netweaving, autenticidade,
altruísmo, escuta ativa, negociação, pensamento empreendedor, experimentação,
colaboração, reflexão sobre os seus pontos fortes, o poder do autoconhecimento
e da gestão das emoções e ansiedade, estão entre os temas abordados, em uma
brilhante síntese do que precisamos saber para nos reinventar em um mundo que
não para de se transformar.
Sobre
a coordenadora
Lucedile Antunes - CEO da L. Antunes Consultoria &
Coaching, empresa fundada com a missão de atuar para organizações e pessoas que
buscam encontrar seu propósito e se transformar para melhor. Mãe da Julia e do
Raphael, é apaixonada por pessoas. Palestrante, Coach credenciada pelo ICF International Coach Federation
e Consultora em gestão organizacional. Pioneira na utilização de ferramentas
que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos
e pessoas a outros patamares de maturidade. Coautora de diversos livros sobre
desenvolvimento humano e organizacional.
Sobre o livro
Soft Skills:
competências essenciais para os novos tempos
Coordenação
editorial:
Lucedile Antunes
Editora: Literare Books
International
Formato e informações
gerais: 23x16 – 1ª edição – 258 páginas
ISBN:
9786586939903
Lançamento:
13/11/2020
Pré-venda: http://bit.ly/livrosoftskills
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