A
pandemia acelerou a necessidade dos empreendedores se adaptarem à era digital,
repensando os processos internos e os canais de venda para o online. Para
apoiar micro e pequenos negócios no processo de letramento digital, Artemisia e
Accenture criaram o programa JA_É:
Jornada de Apoio a Empreendedores(as). A iniciativa online,
conduzida por WhatsApp no período de seis semanas, deve movimentar cerca de 400
empreendedores brasileiros de pequeno porte. A ação irá disponibilizar
conteúdos voltados a auxiliar os negócios no processo interno de gestão e
vendas em canais digitais. Aulas exclusivas com nomes que são referência do
ecossistema empreendedor – como Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e
PretaHub – são parte da programação. As inscrições estão abertas até 6 de
outubro; a formação acontece de 26 de outubro a 4 de dezembro. Mais informações
sobre o programa e inscrição: https://impactosocial.artemisia.org.br/jornada-empreendedora
Com
parceria estratégica da PretaHub e Fundação Arymax; e apoio da Articuladora de
Negócios de Impacto da Periferia (ANIP), Gerando Falcões e Migraflix, a
iniciativa tem o objetivo de dar suporte a dois grupos: empreendedores que
atuem em áreas de baixa mobilidade social (periferias e comunidades de baixa
renda) e afroempreendedores – ambos com grande potencial de consolidar os
negócios no ambiente digital –, para que possam potencializar a digitalização
dos próprios canais de venda e modernizar os processos de gestão e produção. A
proposta se baseia na premissa de que, muitas vezes, uma simples reorganização
tem potencial para aumentar a produtividade e a eficiência de micro e pequenas
empresas; ao incorporar tais inovações, há incremento nas vendas, redução de
custo e aumento na renda do empreendedor.
O
programa foi pensado para trazer resultados rápidos e efetivos para micro e
pequenos negócios, em formato prático e adaptado à realidade dos
empreendedores, que poderão seguir a jornada online no horário, local e ritmo
que melhor se encaixe em sua rotina. A iniciativa conta com o suporte
tecnológico da LYS, que apoiou a criação dos conteúdos em uma metodologia
digital baseada em conceitos da neurociência, como o nano learning, learning by doing e nudging. Utiliza-se de
linguagem empática e engajadora, interações constantes e acompanhamento
individual de cada participante para melhores resultados. Entre os módulos que
fazem parte da jornada: Proposta de Valor, Cliente, Rentabilidade, Canais de
Vendas Online, Inovação nas Atividades-chave, Gestão Financeira, Planejamento e
Metas; e Acesso a Crédito.
Segundo
Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, investir em empresas com esse
perfil é apoiar uma engrenagem muito transformadora. “Quanto mais produtiva uma
empresa é, mais valor ela gera para a própria comunidade do entorno,
movimentando a economia local, gerando renda e emprego. O fortalecimento desses
empreendedores dialoga com medidas para apoiar a inclusão produtiva no país,
sendo uma forma de impulsionar o nível de renda e apoiar a redução da exclusão
social”, afirma. Maure acrescenta que há muito potencial entre os
empreendedores brasileiros e, com o apoio correto, eles podem melhorar as
próprias empresas e driblar os desafios da atual crise. “No Brasil, pequenos
negócios respondem por 52,2% dos empregos gerados e existem mais de 8 milhões
de microempreendedores individuais (MEI), de acordo com o Sebrae. O momento
atual acelerou a necessidade de repensarem processos internos e canais de
vendas para que pudessem seguir com as atividades e manter suas empresas
ativas. Porém, muitos precisam de apoio para se adequarem ao novo contexto. Com
esse norte, Artemisia e Accenture se uniram para desenvolver e correalizar essa
iniciativa inédita, que busca reduzir as barreiras de letramento digital dos
empreendedores, com conteúdos práticos e gratuitos.
“Usamos
nossos conhecimentos em inovação para ajudar a enfrentar os desafios sociais em
um contexto de transformação digital. Assumimos o compromisso de somar nossas expertises para alcançar
impactos ainda maiores. Empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade
socioeconômica contribui para a formação de profissionais qualificados e o
desenvolvimento de um mercado de trabalho com mais diversidade e inclusão”, comenta
Matthew Govier, diretor da Accenture e líder de Cidadania Corporativa para
América Latina.
“A
inclusão digital de micro e pequenos empreendedores, que já era importante,
agora se tornou urgente. A internet é hoje um ambiente fundamental para o desenvolvimento
e crescimento de qualquer negócio. Ao contribuir para reduzir as barreiras e
democratizar o acesso e permanência dos pequenos negócios no mundo digital, o
programa JA_É: Jornada de
Apoio a Empreendedores(as) ajuda a promover a inclusão produtiva
no Brasil, fortalecendo empreendedores e seus negócios e preservando os
empregos associados a eles”, analisa Vivianne Naigeborin, superintendente da
Fundação Arymax.
Para
participar, os empreendedores devem ter negócios ativos; com produtos e
serviços que já estejam vendendo ou tenham potencial de iniciar as vendas pela
internet. Um ponto importante é que os participantes não precisam estar
formalizados, ou seja, os informais também estão qualificados a participar do
processo de seleção. Com um modelo inovador e escalável, o programa permitirá
potencializar negócios de um grande número de brasileiros nos quatro cantos do
país. Os 20 empreendedores que mais se destacarem ao longo do processo irão
receber, cada um, R$ 1.500,00 para usarem em ações que apoiem melhorias, como
otimização de processos internos ou digitalização das vendas.
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