Prêmio Coffee of The Year: Público pode ajudar a escolher o melhor café do ano em cafeteria de Curitiba
Organizado pela Semana Internacional do Café, o
Coffee of The Year dará aos consumidores e especialistas a oportunidade de
experimentar e votar nos grãos finalistas em sete regiões do Brasil na última
etapa do concurso
O
Coffee of The Year Brasil 2020 (COY), prêmio organizado pela Semana
Internacional do Café – SIC, que tem como objetivo reunir os melhores cafés do
Brasil e promover os grandes destaques do ano inova em 2020 e contará com o
apoio do público para eleger o vencedor através de hubs (pontos de encontros)
espalhados nas regiões de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba,
Recife, Brasília e Espera Feliz (Região do Caparaó), entre os dias 11 a 15 de
novembro.
Este
ano, o concurso recebeu o total de 406 amostras de produtores de todo o Brasil
e apresenta um novo formato. Na primeira etapa, todas serão analisadas às cegas
por provadores de café situados em dez núcleos pelo país, com a coordenação do
Professor Leandro Paiva, do IFSULDEMINAS, campus Machado. Após essa avaliação
serão classificadas 21 melhores amostras (10 de arábica, 5 de canéfora, 3 de
fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) que passarão
para etapa final, na qual o público poderá participar e interagir.
“Diante
do cenário mundial e com o evento 100% digital, esta ação foi elaborada com o
objetivo de proporcionar aos consumidores e especialistas a experiência real de
degustação. Por meio das Hubs, o público poderá conferir os destaques e votar
nos seus preferidos através de um QR Code e seguindo todas as normas de
segurança dos estabelecimentos”, explica Mariana Proença, diretora e curadora
da Semana Internacional do Café. A prova nas cafeterias estará aberta para
todos os apaixonados por cafés e a marca dos produtores também será ocultada
nessa fase já que o peso das notas do público entra na somatória das impressões
dos especialistas.
O
resultado final dos vencedores só será anunciado dia 20/11, às 19h, durante a
cerimônia on-line na SIC Digital.
Saiba
onde encontrar os HUBs do Coffee of The Year 2020:
SÃO PAULO
Coffee
Lab (Instagram @coffeelab_br)
Um
Coffee CO. (Instagram @umcoffeeco)
BELO HORIZONTE
Oficina
do Espresso (Instagram @oficinadoespresso)
RIO DE JANEIRO
Coffee
Five (Instagram @coffeefiverj)
CURITIBA
Lucca
Cafés Especiais (Instagram @luccacafesespeciais)
RECIFE
Kaffee
Café (Instagram @kaffe.tt)
BRASÍLIA
Café
Clandestino (Instagram @cafeclandestino)
CAPARAÓ
A
Cafeteria (Instagram @acafeterianositio)
Fique
atento as nossas mídias e a dos HUBS, pois cada um irá divulgar dia e horário
em que os cafés serão preparados no mês de novembro!
Para
mais informações acesse:
https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/coffee-of-the-year-2020/
OS CAMPEÕES DE 2019
No
ano passado os grandes vencedores do prêmio foram Wilians Valério, do Sítio
Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), região do Caparaó, na categoria
arábica, e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui
(ES), região Sul do Espírito Santo, na categoria canéfora.
SOBRE O COFFEE OF THE YEAR BRASIL
Criado
em 2012, o Prêmio COFFEE OF THE YEAR BRASIL tem como objetivo reunir os
melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando
assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de
novas origens do café. Este ano, o concurso contará com duas fases. A primeira
consiste em receber as amostras de produtores e todo o Brasil que são torradas
e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee
Quality Institute). Na segunda fase, as 21 melhores vão para a final do
concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida
arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) serão disponibilizadas para o
público. A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado acontecerá no
último dia do evento (20/11) na SIC Digital, que este ano se adaptou ao novo
cenário mundial. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do
Brasil.
Sobre a SIC
A
Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação
da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do
Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura,
Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada
desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC
tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da
qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores,
além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de
2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.
Patrocinadores
A
edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg,
patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé e Kahlúa.
Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
De
18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé
Cadastro
gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
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