Prédio residencial MAIS SUSTENTÁVEL do Brasil terá INTERNET DAS COISAS com monitoramento de consumo de água, gás e energia


Um conjunto de dispositivos, sensores inteligentes e softwares, interligados, captam e transmitem dados do prédio residencial instantaneamente para a rede, em um sistema constante de informações que podem ser acessadas a qualquer momento, pelo smartphone. A Internet das Coisas (IoT) é uma das tecnologias aplicadas no IDEA Bagé, empreendimento lançado recentemente pela Capitânia Investimentos Imobiliários sob o conceito IDEA, que está em fase final de construção em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O prédio sustentável e inovador vai fornecer aos moradores e administradores do edifício todas essas informações, para que possam tomar decisões assertivas quanto à economia dos recursos.

O objetivo é que, a partir do monitoramento, seja possível identificar os horários e pontos de maior consumo e atuar de forma eficaz para a redução no consumo e, consequentemente, gerar economia. “Para garantir o bom gerenciamento de um prédio é preciso ter a medição dos consumos de água, gás e energia, além dos controles de acessos e funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes de água dos reservatórios. O IDEA Bagé é revolucionário neste sentido, pois por meio da Internet das Coisas, provê instantaneamente todas essas informações”, afirma Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia Investimentos Imobiliários, que desenvolveu o conceito IDEA. 

Renato Turquenitch, arquiteto e também sócio da Capitânia, acrescenta que a aplicação desta tecnologia em prédios residenciais será uma tendência cada vez mais forte, dada à necessidade de investimento em ações para economia dos recursos naturais. “Além de contribuir para o meio ambiente, o monitoramento garante sustentabilidade financeira”, destaca Turquenitch.

O IDEA Bagé está em fase final de construção em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e além da Internet das Coisas possui uma combinação de fatores que o tornam exclusivo. Entre os principais diferenciais está a capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem, a partir de um sistema de 130m² de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício. Além disso, o empreendimento contará com uma fachada autolimpante e termicamente eficiente, Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para fevereiro de 2021. 

O IDEA BAGÉ

Localizado no coração do bairro Petrópolis em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o IDEA Bagé representa uma visão de futuro sustentável, inteligente, econômico e confortável. O empreendimento conta com 14 apartamentos de 112 e 100m², cada um com três suítes, duas vagas de estacionamento (com depósito e espera para carro elétrico), sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e garantia de conforto térmico e vidros duplos insulados nos dormitórios. O IDEA Bagé oferece bicicletário, portaria virtual autônoma, iluminação 100% em LED e sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam os sistemas do prédio, por meio da Internet das Coisas (IoT). 

CONCEITO IDEA

Um prédio é projetado para uma vida útil de 50 anos. Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição. O conceito IDEA nasceu do desafio que a Capitânia se impôs de reduzir o custo de morar, nestes 50 anos, oferecendo ao mercado prédios sustentáveis, econômicos e eficazes.


Comentários