Plataforma paranaense que ajuda MEIs ganha prêmio internacional de empreendedorismo inclusivo

 


O MIT Solve Challenge do Massachussets Institute of Technology escolheu 35 iniciativas entre 2600 inscritos de 135 países; Tamo Junto é o único projeto brasileiro entre os vencedores

O TamoJunto.org.br (www.tamojunto.org.br), plataforma online e gratuita que apoia microempreendedores brasileiros a desenvolverem seus pequenos negócios e se profissionalizarem, ganhou quatro dos cinco prêmios do MIT Solve Global Challenge 2020 na categoria Empreendedorismo Inclusivo e Trabalho Digno. A premiação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das principais e mais respeitadas universidades de tecnologia do mundo, tem como objetivo encontrar empreendedores sociais e ajudá-los a ter um impacto duradouro e transformador. Esta edição recebeu 2600 soluções inscritas de 135 países diferentes. 

A iniciativa brasileira ganhou o prêmio principal, tornando-se parte da comunidade de solvers do MIT e mais três prêmios adicionais, The GM Prize on Good Jobs and Inclusive Entrepreneurship, The Experian Prize e The Gulbenkian Award for Adult Literacy. Os vencedores foram divulgados na última semana em uma transmissão online que contou com a participação de todos os finalistas. O TamoJunto.org.br foi o único projeto do Brasil finalista na categoria em que estava inscrito.

A plataforma Tamo Junto (www.tamojunto.org.br) é uma iniciativa da Aliança Empreendedora e já havia apoiado 30 mil pessoas antes da pandemia. Agora, durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19, a plataforma atingiu o número de 75 mil pessoas inscritas gratuitamente em busca de conteúdo, cursos com certificado e ferramentas para download.

“Trabalhamos para que as pessoas possam se ver como empreendedoras e auxiliamos no crescimento pessoal e profissional, oferecendo conhecimento gratuito e de boa qualidade para que entendam de gestão financeira, formalização, marketing, delivery, vendas online. Sabemos que com uma melhora no negócio esses empreendedores acabam tendo uma fonte de renda estável e consequentemente uma vida melhor. E durante a pandemia, o conhecimento que oferecemos na linguagem correta foi fundamental para que se reinventassem e desenvolvessem resiliência, pois os microempreendedores foram os mais afetados economicamente neste período”, comenta Luísa Bonin, cofundadora do projeto Tamo Junto na Aliança Empreendedora.

A plataforma está crescendo e seu objetivo para os próximos 5 anos é garantir que todo e qualquer microempreendedor brasileiro que tenha dificuldade para gerir seu pequeno negócio possa ter acesso ao conhecimento e prática que o TamoJunto.org.br oferece de modo online. O prêmio, a mentoria, o acompanhamento e todo o apoio jurídico que o MIT Solve oferece serão fundamentais nesse processo.

“Além de ser um reconhecimento do projeto, prêmios como esse são importantes para fortalecer os microempreendedores do país, ainda mais no momento que estamos passando atualmente. O número de pessoas que viraram microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, aumentou 20% se compararmos o período de março a julho deste ano com o de 2019”, afirma Lina Useche, cofundadora da Aliança Empreendedora, organização responsável pelo Tamo Junto.

Saiba mais sobre a plataforma em: www.tamojunto.org.br, sobre a Aliança Empreendedora em: www.aliancaempreendedora.org.br e sobre o MIT Solve Challenge em: https://solve.mit.edu/

Sobre o TamoJunto.org.br

Plataforma online, gratuita e que pode ser acessada pelo celular, que apoia microempreendedores brasileiros a desenvolverem seus pequenos negócios. Foi lançada em 2014 pela Aliança Empreendedora com o objetivo de oferecer capacitação e de qualidade para microempreendedores brasileiros. Toda a metodologia de ensino usada na plataforma é uma adaptação das capacitações presenciais feitas pela Aliança Empreendedora desde 2005, e oferecem conhecimento em auto-conhecimento, auto-confiança, visão de futuro, além de conhecimento técnico em gestão de negócios, para que microempreendedores se empoderem e se desenvolvam ao mesmo tempo. Os cursos e vídeo aulas são dinâmicos e divertidos, são 75 mil pessoas cadastradas na plataforma além de 68 mil inscritos no canal do Youtube do TamoJunto.org.br. Saiba mais em: www.tamojunto.org.br

Sobre a Aliança Empreendedora

Organização social que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso de microempreendedores à conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. A Aliança Empreendedora gera novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. Já apoiou mais de 100 mil microempreendedores a iniciar ou desenvolver seus negócios. Para mais informações: http://aliancaempreendedora.org.br/

 

Comentários