Livros customizados: traços, desenhos e cores

 


Criada em 2013, pela editora Keila Prado Costa, formada em Letras na USP e pelo diretor de arte, Marcello de Oliveira, graduado em arquitetura pela FAU/USP, a KPMO Cultura e Arte, expressa em cada projeto o cuidadoso e genuíno processo literário gráfico que conquista amantes da literatura.

Hoje, a casa editorial, que cada vez mais se consolida como “editora-boutique”, mostra que para entregar uma obra com qualidade, é necessário o cuidado estético, o compromisso com as histórias, uma intensa ligação entre conteúdo e cada traço, cor e design das publicações.

A personalização é a inspiração da KPMO! O processo editorial é realizado a partir de todo o contexto que será reproduzido na obra, é a customização pensada a cada projeto, desde a primeira conversa até o envio à gráfica, com o propósito de ter no final uma identificação entre o criador de histórias e o seu livro.

Arquitetura, Urbanismo, Meio Ambiente e Biografias são algumas das editorias publicadas. E com riqueza em cada detalhe de design e narrativa, a KPMO traz em seu catálogo obras como Edifício Itália; A Família Cobra, A Medicina e a Reumatologia; Aves: Ilha Comprida; A história de Ruth; Todo Nome tem um Dono; e uma série sobre o arquiteto Gustavo Penna.

O que mais me dá satisfação no nosso trabalho é ver como uma ideia na mente de uma pessoa ou de um grupo de pessoas se orquestra em diversas frentes de trabalho para resultar em um objeto eterno: o livro. É maravilhoso quando nossos autores e clientes recebem o primeiro exemplar e se surpreendem com o que tem nas mãos, porque isso mostra a maestria da união entre uma bela narrativa com o melhor projeto gráfico. Esse é o passo primordial para arrebatar o leitor. - Keila Prado Costa

O olhar despretensioso perde o foco e enxerga partes de um todo, um patchwork vai se formando à medida que esse estado de consciência se aflora. A visão se aglutina às percepções da audição, do olfato, do paladar e através do tato constituem-se os gatilhos da criação. Esses sentidos são recursos recorrentes no processo de concepção dos meus trabalhos criativos na KPMO, corpo e mente interagem com a meditação e materializam-se em ideias. - Marcello de Oliveira

O ineditismo é fator essencial para o trabalho da editora e, sempre à frente de qualquer tempo, a equipe quer proporcionar vida às obras, aos lugares que elas ocupam e às histórias que cada uma tem para contar. Cada projeto é realizado para levar as pessoas ao ápice da leitura, a cada contorno das linhas e a cada traço de desenho.

Comentários