Evento gratuito ajuda vestibulandos na preparação psicológica

 


Vestiba Day acontece dia 7 de novembro; inscrições estão abertas e vagas são limitadas

Ansiedade, insegurança e dificuldade de concentração. Se essa combinação já era uma constante entre os vestibulandos, com a pandemia ela se tornou ainda mais intensa. Para auxiliar esses jovens em um dos momentos mais importantes de suas vidas, professores e estudantes de Psicologia da Universidade Positivo (UP) realizam o Vestiba Day, um evento on-line focado na preparação psicológica pré-vestibular.

Para a psicóloga Rafaela de Faria, professora do curso de Psicologia da UP e idealizadora do evento, a preparação psicológica do candidato ao curso superior nem sempre é valorizada. “Sem ela, toda preparação de conteúdo pode não ser suficiente para alcançar os resultados almejados”, explica. De acordo com uma pesquisa publicada em junho pela Revista Brasileira de Psiquiatria e realizada com uma amostra de 137 estudantes de cursos pré-vestibular, mais de 41% desses jovens afirmaram sofrer de transtorno de ansiedade generalizada (TAG). E, neste momento, além dos tradicionais fatores geradores de estresse, os vestibulandos ainda precisam aprender a lidar com as incertezas trazidas pela pandemia. 

Rafaela destaca que a pandemia não trouxe apenas prejuízo na alteração da rotina, mas também intensificou a procrastinação, o desequilíbrio emocional e desfavoreceu os resultados acadêmicos. “Há também aspectos relacionados ao fechamento de alguns cursos, o que aumenta a concorrência. Além da questão da redução salarial, aumento de demissões e dificuldades financeiras que comprometem as possibilidades de inserção em instituições privadas ou até em relação à possibilidade de escolha de alguns cursos mais onerosos”, pontua.

Por fim, as atividades que normalmente esses estudantes usam como forma de reduzir o estresse e a ansiedade pela preparação para o vestibular agora não podem mais ser realizadas como antes. Daí a importância de uma iniciativa como o Vestiba Day, que ainda trata de outros assuntos importantes nessa fase, com o objetivo de encontrar alternativas para manter a concentração e o foco nos estudos, antes e durante as provas. “Como vou me organizar nesse novo cenário, administrar meu tempo para ser produtivo, me alimentar de forma adequada e me manter saudável para alcançar meus objetivos? Isso normalmente não é abordado. O evento tem grande importância com ou sem pandemia, mas essa importância se intensifica neste momento porque as dificuldades também se intensificaram”, destaca Rafaela. As inscrições para o Vestiba Day estão abertas via Instagram @vestibaday. Todo o processo é gratuito, mas as vagas são limitadas.

 

Serviço

Vestiba Day

Público: aberto para estudantes de todo o país

Data e horário: 7 de novembro de 2020, das 10h às 13h

Mais informações: https://www.sympla.com.br/vestibaday__1006713 

Inscrições gratuitas: https://www.instagram.com/vestibaday/

 

Comentários