E-Sports: A Full Sail University transforma a brincadeira em profissão com o torneio League of Legends 5v5 integrado com o Crash Course
Mercado de esportes eletrônicos quebra barreira
do bilhão de dólares e Brasil é um dos três maiores públicos. Mediante esses
números A GamerXP Arena e a Full Sail Brazil Community vão oferecer aos
brasileiros uma vivência no mercado do e-Sports. A ideia é mostrar ao jovem que
ao mesmo tempo em que ele compete em um torneiro ele pode conhecer todas as
possibilidades de carreira dentro da indústria de entretenimento digital, seja
como design, animação, 3 D e mídias sociais
A
indústria brasileira de jogos eletrônicos é a maior da América Latina e a 13ª
do mundo. Estima-se que, na quarentena, houve um aumento de 30% na receita. Em
2020, no Brasil, mais de 20 milhões já são simpatizantes dos jogos eletrônicos
e com toda essa admiração o e-Sports deve chegar na casa do R$ 1 bilhão,
segundo o instituto de pesquisa internacional Newzoo, Tais números
são apenas um dos muitos sinais de que a quarentena global está sendo uma
verdadeira "perfect storm" para que games e e-sports realmente se
tornem mainstream e mostrem, aos poucos céticos que podem competir de
igual para igual com qualquer outra indústria de entretenimento.
No
mundo, o setor movimenta mais de US$ 120 bilhões e cresceu 80%
durante o covid-19, de acordo com isso, espera-se um alto crescimento na
movimentação no mercado de games em 2021, chegando perto de US$124,8
bilhões consequentemente, aumento das vagas de trabalho.
De
2019 pra cá, houve a abertura de pelo menos 2.396 postos de trabalho nesses
segmentos no país, de acordo com levantamento do START baseado em dados do
Vaggas BR, perfil no Twitter dedicado à divulgação de vagas nos setores de
eSports. O número abrange empregos, estágios e serviços de freelance. São Paulo
é a cidade com maior quantidade de oportunidades (52,5% do total), seguida por
Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
Dentro
desse cenário, a universidade da Florida, Full Sail University, resolveu
investir, inspirar alunos da região e transformar a diversão em profissão com a
realização do e-Sports Tournament LoL 5v5, oportunidade para que jovens
possam participar de um torneio virtual e estruturado de League of Legends, em
grupos de 5 integrantes, ao mesmo tempo em que eles vivenciam o Crash Course in
the E-Sports Industry.
Para
a instituição, o campeonato pretende trazer toda a emoção do torneio a um
contexto educacional e de conhecimento formal da indústria dos jogos digitais,
oferecendo aos alunos brasileiros uma oportunidade de entender melhor o mercado
na prática, que é responsável por 21% do mercado total de games.
“Apesar de toda a
movimentação financeira que a economia dos jogos digitais representa, poucas
pessoas conhecem as carreiras que permeiam essa indústria e todas as
possibilidades para quem quer trabalhar com jogos digitais. Enfim, a ideia
consiste na vivência no mercado do e-sports e mostrar que além de competir, o
participante pode ter uma carreira no mercado dos jogos eletrônicos”, analisa Carol Olival, Community Outreach Director da Full
Sail University, responsável pelo acesso aos alunos
brasileiros à universidade da Florida e a aumento de audiência nos eventos
online e serie de webnars gratuitos voltados para as áreas de
entretenimento digital, mídias sociais, artes e tecnologia.
O
time vencedor da competição, ganhará: 05 Sennheiser Gamer HeadSets modelo GSP
370, 01 Cadeira Gamer DXRacer, e todos integrantes receberam o certicado de
Participação no Crash Course in the e-Sports Industry (digital).
Serviço:
Torneio e Mentoria
Participantes:
5 Integrantes
Quando:
05 e 12 de dezembro
Cronograma: 1
a 31 de outubro: parcerias com escolas e instituições
1 a
30 de novembro: cadastro dos grupos
5/12:
Mentorias e Etapa 1 do torneio
12/12:
Mentorias e Etapa 2 do torneio
INSCRIÇÃO:
Os
interessados se inscrevem em grupos de 5 integrantes, com idade mínima de 12
anos. Todos os cadastrados recebem acesso ao Crash Course in the E-Sports
Industry e participam do torneio. Todas as atividades serão virtuais.
CRASH
COURSE IN THE E-SPORTS INDUSTRY:
Todos
os inscritos receberão acesso às mentorias do Crash Course in the E-sports
Industry. As mentorias serão ministradas por instrutores da Full Sail
University, pela plataforma Zoom, em inglês e sem tradução para português. Um
certificado de participação será dado a todos os que assistirem à todas as
mentorias. A participação nas mentorias não é obrigatória para que os inscritos
participem do torneio.
CALENDÁRIO:
Os
interessados se inscrevem em grupos de 5 integrantes, com idade mínima de 12 1
a 31 de outubro: parcerias com escolas e instituições
1 a
30 de novembro: cadastro dos grupos
5/12:
Mentorias e Etapa 1 do torneio
12/12:
Mentorias e Etapa 2 do torneio
Os
temas das mentorias serão:
- December
5th, 2020
- Game
Storytelling with Twine
- Game
Art – 3D Modeling
- Careers
in Games
- December
12th, 2020
- The
E-sports Landscape
- Business
& Marketing in Games
- Shoutcasting
& Sportscasting
- PRÊMIOS:
O
time vencedor do torneio receberá:
05 Sennheiser Gamer Headsets (para cada integrante do time)
01 DXRacer Cadeira Gamer (uma para a Equipe sortear entre os Players)
COMO
PARTICIPAR:
As
inscrições serão feitas através de um link. Nesse link o capitão do time
indicará nome e e-mail de cada um dos integrantes do seu time.
http://torneios.gamerxparena.com.br/
ORGANIZAÇÃO:
A
organização técnica do torneio será feita pela GamerXP Arena.
Confira
cursos, eventos e palestras que serão disponibilizados online
http://www.experienciafullsail.com.br/
Para
mais informações sobre os programas, cursos, estúdios da Full Sail University e
também bolsas de estudo e desenvolvimento de carreiras, visite o site http://www.fullsail.edu
Comentários
Postar um comentário