App de e-books estimula leitura infantil com clássicos da literatura gratuitos

 


Obras de Monteiro Lobato como Memórias da Emília, O Saci e Reinações de Narizinho estão entre as opções de e-books Skeelo

Não tem como falar de literatura infantil sem passar pelos livros de Monteiro Lobato. Afinal, o autor é figura central da cultura brasileira e mesmo que nos últimos anos muitos questionamentos em cima das suas obras tenham sido levantados, fica como reflexão o tempo e o contexto em que cada título foi produzido.

O Skeelo, maior plataforma de e-books do Brasil, disponibiliza gratuitamente mais de 10 livros clássicos para ler no smartphone ou tablet. A iniciativa é um convite tanto para o público infantil desenvolver o hábito da leitura, como para os mediadores que gostam de separar um momento para ler histórias juntos com os pequenos. Memórias da Emília, O Saci, Fábulas e Caçadas de Pedrinho, estão entre as opções de títulos disponíveis.

Confira a relação completa de e-books infantis gratuitos do Skeelo:

A Chave do Tamanho: Dona Benta está desconsolada com os rumos da humanidade. Enquanto Pedrinho lê as notícias da guerra no jornal, a matriarca do Sítio do Picapau Amarelo fica cada vez mais entristecida com os horrores que os homens promovem no mundo.

A Reforma da Natureza: Em reunião logo após a Segunda Guerra Mundial, ao perceber que os grandes líderes não se entendiam, o rei Carol da Romênia teve uma ideia. Pediu para chamar duas legítimas representantes da humanidade, as respeitáveis governantes do Sítio do Picapau Amarelo: Dona Benta e Tia Nastácia. Ambas aceitaram o convite, estenderam a participação a todos do Sítio, e logo seguiram em comitiva à Europa.

A Reforma da Natureza – Nova Edição: E se você tivesse a oportunidade de reformar o mundo para deixá-lo do jeito que você quer? O que faria primeiro? Emília, a boneca de pano mais famosa da literatura brasileira, teve sua chance.

Aventuras de Hans Staden: O moço Staden tinha o temperamento aventureiro; não se contentava com o sossego da cidade natal. Queria ver o mundo, viajar, cortar os mares e insistia nisso por mais que seu pai lhe dissesse que boa romaria faz quem em casa fica em paz. Assim começa a aventura de Hans Staden, jovem alemão que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1548 e, em sua segunda viagem, foi capturado por índios canibais.

Caçadas do Pedrinho – Edição Especial: Como em todos os livros de Lobato, é a partir de uma brincadeira de crianças que o mundo se abre em aventuras incríveis e seres imaginários. A publicação desse livro é um reiterado convite aos pais, muitas vezes saudosos, que gostam de reviver e compartilhar com os pequenos leitores essa aventura.

Fábulas: Novo projeto gráfico e texto de apresentação do escritor Ilan Brenman. Na obra, o autor apresenta histórias inspiradas nas fábulas de Esopo e La Fontaine que trazem lições ancestrais de inteligência, gratidão, identidade e autoconhecimento. 

Memórias da Emília: A edição reúne algumas das primeiras ilustrações feitas para a obra de Monteiro Lobato. No livro, a boneca de pano mais famosa da literatura brasileira conta com a ajuda do sábio Visconde de Sabugosa para montar um livro de memórias.

O Saci: Um marco na literatura infantojuvenil brasileira. Foi por meio das histórias da figura enigmática de um duendezinho de uma perna só, o Saci, que Monteiro Lobato conseguiu a façanha de captar o imaginário da infância brasileira assim como já havia sido feito com contos de tantas outras culturas.

Os Doze Trabalhos de Hércules Vol.1: Pedrinho é fã das grandes façanhas dos heróis. Um dia ele lembra a todos da batalha de Hércules contra a Hidra de Lerna, um dos famosos feitos do herói grego. E mesmo contrariando os conselhos de Dona Benta, resolve voltar à Grécia Antiga para conhecer as outras onze proezas do semideus, na companhia de Visconde e Emília.

Os Doze Trabalhos de Hércules Vol.2: O segundo volume contém as aventuras O touro de Creta, Os cavalos de Diomedes, O cinto de Hipólita, Os bois de Gerião, O pomo das Hespérides, Hércules e Cérbero.

Peter Pan: Reunidos no Sítio, Pedrinho, Narizinho e Emília relembram o rapto do palhaço, evento que se passa em Reinações de Narizinho. Lá, o Gato Félix diz que o autor do rapto não foi ninguém menos que Peter Pan. Mas quem é esse tal de Peter Pan?

Reinações de Narizinho: Com o texto integral, prefácio de Ruth Rocha, e nota biográfica de Luciana Sandroni, o livro apresenta uma nova cara para personagens conhecidíssimos do público, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa.

Para acessar os livros gratuitamente, o leitor deve acessar a plataforma do Skeelo, disponível para Android e iOS. Para mais informações acesse www.skeelo.app

 

Comentários