A 15 dias das eleições, projeto reúne jovens para discutirem voto responsável



A iniciativa Meu, Seu, Nosso Voto vai reunir cerca de 80 estagiários do Ministério Público do Paraná para participarem de mutirão de conversas


O projeto Meu, Seu, Nosso Voto, em parceria com o Ministério Público do Paraná, vai reunir cerca de 80 estagiários do órgão para um mutirão de rodas de conversa sobre voto responsável. O objetivo é dialogar com a nova geração de eleitores e reforçar que votar é um direito e um ato individual com impactos coletivos. As conversas serão conduzidas por facilitadores voluntários. O evento está marcado para o dia 29/10 (quinta-feira), das 10h às 12h.

Os organizadores realçam a importância de se investir na formação política dos jovens.“Diferente do que se fala, os jovens são o presente, e não o futuro. Mesmo que, inicialmente, o voto deles não seja obrigatório, é essencial promover a cultura do diálogo. Nossa ideia é debater assuntos que, às vezes, não são tratados dentro de casa, como a importância do voto, o que isso significa na prática e como pode impactá-los”, explica, Natasha Alvarez, Coordenadora do programa Cidade da Gente, uma das co-criadoras do projeto. 

As dúvidas de quem vai realizar a prática cidadã pela primeira vez destacam a importância da ação educativa. Eduardo Cambi, diretor da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, explica que a atividade tem poder multiplicador por meio dos jovens envolvidos. “Temos cerca de 300 estagiários no Ministério Público que vão votar pela primeira vez e que têm muitas dúvidas sobre o processo eleitoral. Nessas roda de conversas, terão a oportunidade de entender a importância do voto consciente e ainda compartilhar o conhecimento com seus amigos”, afirma.  

Com o intuito de criar uma rede de mobilização pelo voto responsável, a iniciativa vem realizando uma série de conversas desde o início de outubro. A iniciativa disponibiliza um e-book sobre os pilares do voto responsável e um guia de roteiros para promoção de rodas de conversa. Qualquer pessoa pode promover uma roda de conversa a partir do material disponível no site.

A parceria entre o projeto e o Ministério Público foi realizada por meio do GT de Cidadania, do programa  da Gente, focado em promover a confiança e a colaboração na cultura democrática local por meio da conexão entre instituições públicas e privadas de Curitiba. 


Sobre o projeto

O projeto Meu, Seu, Nosso Voto considera o voto responsável aquele que preza pelo bem estar de todos e todas,  independente de credo, classe, raça ou etnia, numa noção de representatividade mínima, que não deixa ninguém para trás. O projeto foi cocriado por cinco mulheres, representantes das organizações Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos, Escola da Política, Instituto Nossa Causa, Instituto Política Por.De.Para Mulheres e o Programa Cidade da Gente.


Acompanhe a campanha Meu, Seu, Nosso Voto:

Site: http://institutoaurora.org/meuseunossovoto/

Instagram - https://www.instagram.com/meuseunossovoto

Facebook - https://www.facebook.com/meuseunossovoto

Twitter - https://www.twitter.com/meuseunossovoto
    

Comentários