ublicidade digital: do aumento do uso da voz e do áudio ao conceito de brand safety, o que é preciso saber para ir além?

 


O IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no país, realiza o IAB NEXT, evento que pretende trazer ao mercado uma visão além do que se sabe sobre publicidade e o mercado digital no geral.

Os dois primeiros encontros do IAB NEXT reuniram cerca de 1.200 profissionais, entre diretores e CEOs de empresas anunciantes, agências de publicidade, empresas de tecnologia e profissionais da área de publicidade e comunicação. E trouxeram importantes insights sobre temas que estão em alta no mercado: o crescimento de conteúdos em áudio e a transparência e segurança na publicidade.

Pete Erickson, que é fundador do Voice Summit, principal evento do mercado que aborda voz, áudio e inteligência artificial, falou como essa tecnologia que já existia, vem crescendo a cada ano, e com a pandemia foi impulsionada de uma maneira nunca antes vista. Ele destacou o crescimento do mercado de assistentes de voz: os usuários de assistente de voz no celular somam 166 milhões, em carros 129 milhões e assistentes de áudio para casa com 87 milhões de usuários no mundo.

“Eu ouvi em algum lugar que a Covid-19 está fazendo o futuro chegar mais rápido, essa é uma verdade bem aplicada a comandos de voz. Em hospitais, por exemplo, estamos vendo resultados bastante positivos colocando assistentes de voz em quartos dos pacientes para aumentar a interação e cuidados com essas pessoas, ao mesmo tempo que evitando ficar em contato físico. Essa indústria está sob alta demanda”, comenta Pete Erickson.

No mesmo dia do evento, em debate com participação do Spotify, da AUDIO.AD, do podcast Café Brasil e dos criadores do Pixel Voice, foi abordada a importância do conceito de “voice first” para o futuro da publicidade digital e quais possibilidades que ele traz para as marcas.

Para os anunciantes, há uma vasta oportunidade em criar anúncios em áudio digital e a pandemia e a quarentena aceleraram este mercado. O grande aumento do consumo de podcasts e a força que o streaming vem ganhando geraram diferentes espaços para que marcas conversem de maneira mais próxima e personalizada com seus públicos. É importante chegar aonde as pessoas estão indo!

Já o segundo encontro online trouxe para debate o tema da transparência da indústria e o papel da publicidade em ajudar a combater a desinformação na internet. O convidado foi Mike Zaneis, Presidente e CEO da TAG, Co-Fundador do Brand Safety Institute.

Mike trouxe conceitos importantes e que estão sendo debatidos por toda a indústria como o de “brand safety”. Avaliar constantemente o local onde o anúncio é veiculado é fundamental para a segurança da marca.

“Nunca tivemos tanta maturidade para tratar de brand safety e levantar certas questões antes de se transformarem em crise”, comenta Mike Zaneis.

Logo após a apresentação de Zaneis, foi a vez de representantes da Xandr, do UOL e da Natura debaterem sobre “Transparência e Confiabilidade”. Todos abordaram a importância do brand safety e que cada plataforma, publisher e anunciante têm sua parcela de responsabilidade nesse ecossistema, fazendo do mercado de publicidade mais ético e transparente.

O próximo encontro do IAB NEXT acontece em 01 de outubro e irá trazer outro assunto em voga no mercado: a busca pela harmonia entre personalização, privacidade e experiência do usuário na publicidade digital. Qual é o futuro da personalização na publicidade digital livre de cookies? Como fica o setor de publicidade frente a todas as mudanças que estão ocorrendo com a privacidade de dados?

Estas e outras questões serão debatidas por Townsend Feehan – CEO do IAB Europe e que trabalhou para Microsoft Legal & Corporate Affairs em Bruxelas.

Para conferir todos os detalhes dos próximos dias de IAB NEXT basta acessar: https://iabbrasil.com.br/evento/iab-next/

Comentários