Shopping de Curitiba lança ponto de coleta de resíduos e auxilia na economia circular

 


Projeto Estação Sustentável, do Shopping Estação, tem como foco os resíduos eletrônicos, óleo de cozinha e esponjas de louça

Muitos dos produtos que são utilizados no dia a dia acabam estragando ou chegando ao “fim da vida” e reciclá-los, de modo que voltem para a cadeia produtiva, reduz o impacto ambiental. Para auxiliar neste descarte e na coleta adequada de alguns produtos, o Shopping Estação criou o Estação Sustentável.

A iniciativa, que conta com a assessoria técnica da Interbio, facilitará a coleta de óleo de cozinha usado (envasado em garrafa pet), resíduos eletrônicos – como celular, pilha, secadores de cabelo –  e esponjas de louça usadas. O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) está localizado próximo à entrada da Avenida Sete de Setembro, piso L1.

“Fazemos parte de um sistema econômico amplo e sabemos que ações como essa são importantes para o meio em que vivemos. A economia circular vai cada vez mais fazer parte da nossa vida. A busca por um desenvolvimento sustentável – o que implica na criação de qualidade ambiental, prosperidade econômica e equidade social – está ganhando força”, afirma Ronaldo Padilha, Superintendente do Shopping Estação.

Confira algumas informações relacionadas aos produtos coletados no Shopping Estação.

Óleo de Cozinha

Você sabia que um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água? As garrafas pets são o melhor meio de transportar o material, pois não há risco de quebrar. O óleo descartado corretamente e destinado para empresas especializadas pode ser transformado em matéria-prima para diversos produtos, como: tintas, massa para vidro, produtos de limpeza, ração animal, lubrificantes e biocombustíveis.

Eletrônicos

Ano passado foram geradas mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo, desse total apenas 10 milhões foram descartados de forma correta e reciclados. As consequências do descarte incorreto são várias, principalmente com relação às contaminações de solo e lençóis freáticos. Metais de pilhas, baterias de computador ou celular, por exemplo, podem vazar.

Esponjas de limpeza

Durante o processo de reciclagem elas se transformam em uma espécie de granulado de plástico, que podem ser utilizados na produção de novos produtos, como pás de lixo, baldes, lixeiras e suportes de notebook.

Serviço

Estação Sustentável

Horário: de segunda à sábado das 12h às 22h

Ponto de coleta: no piso L1, próximo à entrada da Avenida Sete de Setembro.

Coleta: óleo de cozinha, eletrônicos e esponjas usadas.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Comentários