brMalls e Endeavor convidam Caito Maia para
debater estratégias de marketing e vendas na quarta mentoria do brMalls Partners
Novos hábitos do
consumidor têm gerado boas oportunidades para empreendedores se reinventarem na
pandemia. Mas para serem relevantes e competitivos, o fundador da Chilli Beans,
Caito Maia, defende que além de construir uma marca forte também é preciso
valorizar a criatividade dentro de um time altamente capacitado, investir em
tecnologia e manter uma boa relação com o franqueado. O encontro com varejistas
de todo o Brasil promovido pela brMalls e Endeavor discutiu sobre as
estratégias de marketing e vendas com as mudanças do atual cenário na terceira
edição do programa de empreendedorismo brMalls Partners.
A quarta mentoria
coletiva foi uma verdadeira consultoria aberta e gratuita. Caito abriu o jogo e
trouxe diversos exemplos que ajudaram a Chilli Beans a se tornar a maior marca
de óculos da América Latina. Com 917 pontos de venda espalhados pelo Brasil e
pelo mundo, o empresário afirma que “quando você incentiva a criatividade
parece que vem uma criação de um consciente coletivo, que gera coleções com
muita personalidade”.
Além de estimular
a inovação dentro do negócio, o empreendedor, - na visão de Caito -
especialmente aquele em processo de expansão, precisa consolidar a sua relação
com o franqueado para fortalecer a identidade da marca, sobretudo em um país
continental como o Brasil. “Eu só estou onde estou porque respeitei muito o
franqueado e a cultura local. Marcas que são radicais não conseguem crescer por
falta de jogo de cintura. Mantenha claramente o seu conceito, mas construa a
quatro mãos com seu franqueado porque ele tem muito o que contribuir” avalia o
empresário.
A pandemia abriu
um leque de oportunidades para os varejistas estreitar a relação da marca com o
dia a dia do consumidor. Caito Maia dividiu com os participantes sua própria experiência
com o lançamento da linha de óculos de grau pelos canais digitais e que foram
potencializados com a reabertura das operações. A marca mudou o mix em 15 dias
e as vendas desse segmento triplicaram com clientes em casa dedicando o tempo à
leitura, ao computador e ao celular.
A situação é
parecida com o momento vivido pela Wondersize, marca de moda plus size
participante da terceira edição do brMalls Partners. As empresárias Amanda
Momente e Marioli Oliveira investiram em um conteúdo digital seleto sobre
lifestyle, atividades físicas, nutrição e autoestima que contribuíram para a
conversão e aumento da recorrência em 60% nos canais digitais. “Acreditamos que
para nos mantermos relevantes no dia a dia de nossos clientes, precisávamos ir
além do óbvio e construir uma relação de amizade com eles, dando dicas que
possam ajudá-los a superar esse momento de pandemia. Tivemos resultados
interessantes, mas o mais importante para nós foi essa conexão estabelecida,
afirmam as empresárias.
Sobre investidas
nos canais digitais, Caito Maia deixa bem claro para os empreendedores que é
importante trabalhar de forma integrada com o varejo físico sem deixá-lo de
lado. Renunciar a isso “é jogar no lixo tudo que construiu na vida por causa de
uma pandemia. É lógico que temos que exercitar os canais online, mas você tem
que continuar o que vinha fazendo antes bem feito”, conclui o fundador da
Chilli Beans que registrou em setembro um crescimento de 18%, sendo 450% no
site da marca, mostrando como o físico e o online crescem juntos ao apostar
nessa integração.
Além do objetivo
de ajudar as empresas a se desenvolverem de forma sustentável, a edição do
brMalls Partners desse ano também tem buscado compartilhar o conteúdo das
mentorias coletivas com todo o ecossistema do varejo, uma forma de levar as
soluções e insights trocados nos bate-papos para empreendedores de todo o país
que contam com dores de negócio semelhantes nesse momento desafiador.
Na edição
passada, por exemplo, as empresas participantes registraram um crescimento
médio de mais de 70% em faturamento, entre 2018 e 2019. Foram mais de 100 horas
de troca de experiências com mais de 40 mentores e 25 executivos da
brMalls. No Paraná, são administrados pela brMalls o Shopping
Curitiba, Shopping Estação, Catuaí Maringá e Catuaí Londrina.
Confira as 15
marcas selecionadas para a 3ª edição do brMalls Partners:
Closet BoBags
(RJ); Criamigos (SP); Graviola (RJ); Hachimitsu (PR); INBOx (SP); La Fruteria
(RJ); La Guapa (SP); Make a Cake (RJ); Nanica Brasil (SP); Noma Sushi (SC);
Oral Unic (SC); Patties (SP); Pró-Corpo (SP); Troisgros (RJ); Wondersize (SP)
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