Gratidão ativa

 


Dizer obrigado e ser grato são duas coisas diferentes

É cada vez mais comum escutar pessoas substituírem a palavra “obrigado” por “gratidão”. Mas afinal, é a mesma coisa? Obrigado é uma palavra utilizada de maneira racional para demonstrar o reconhecimento por alguma atitude ou ação específica que um indivíduo realiza. Por exemplo quando uma pessoa oferece um serviço ou uma gentileza, dizemos obrigado para demonstrar que reconhecemos aquela atitude. Gratidão é um sentimento, quando falamos, gratidão, estamos declarando que temos um sentimento com relação àquela situação ou pessoa.  Então gratidão tem um significado mais profundo que obrigado.

A gratidão possui diversos benefícios a vida. “Quando você começa a viver a gratidão de maneira prática, você ativa uma área do seu cérebro que é responsável pela sensação de bem estar e aumenta a produção do hormônio da tranquilidade, assim que você vai começar a ver muitas mudanças na sua vida”, apresenta Mariana Sousa, Coach holística e reprogramadora mental.

Outros benefícios são:

- Uma melhoria nas relações pessoais;

- Melhora na capacidade de gerir emoções;

- Diminuição do nível de estresse e ansiedade;

- Melhora no sono;

- Fortalecimento do sistema imunológico;

- Mais motivação no dia a dia.

Existem três tipos de gratidão que podem ser observadas:

Gratidão superficial – quando a gratidão é demonstrada para cumprir um protocolo social. A palavra é utilizada para demonstrar um reconhecimento, entretanto não possui sentimento sendo assim, superficial.

Gratidão passiva – quando o indivíduo realmente se sente grato, porém só experimenta essa sensação em momento pontuais. “Um exemplo de gratidão passiva é quando ganhamos um presente ou alguém nos faz uma surpresa. Talvez você estivesse triste, desanimado, achando a vida ruim, e aí vem alguém e te faz uma surpresa e isso acende a chama da gratidão, entretanto, depois de um tempo a chama se apaga e precisa de outro combustível, por isso ela é passiva” explica Mariana.

Gratidão ativa – essa não precisa de um combustível para queimar, ela produz a sua própria energia. Gratidão ativa significa praticar a gratidão no seu dia a dia, não esperar que aconteça alguma coisa para conectar com esse sentimento. Procurar de maneira consciente coisas na sua vida pelas quais estar agradecido como, levantar da cama todos os dias, ter saúde, uma casa, alimento sem falta, família, amigos e enfim.

E assim “O que acontece é que você começa a vibrar numa frequência da gratidão que anda junto ao amor e ao perdão, uma das frequências mais elevadas. E como tudo no universo vibra, nós atraímos para a nossa realidade pessoas, experiências e situações que estejam vibrando na mesma frequência” apresenta a Coach.

E ainda há algumas pessoas que falam sobre agradecer os fatos negativos que ocorrem na rotina, contudo não podemos forçar a gratidão, pois neste momento o coração não está vibrando realmente na frequência certa.  “O nosso desenvolvimento humano e espiritual em direção ao amor, ao perdão e à gratidão é um caminho, um processo. Não estaremos nunca 100% gratos 24 horas por dia, nem vamos amar e perdoar a todas as pessoas do mundo o tempo todo. Então até mesmo para não se frustrar o ideal é começar agradecendo por aquilo que realmente somos gratos, mas que por vivermos a vida muitas vezes no piloto automático, acabamos nos esquecendo de agradecer” finaliza.


Serviço: Mariana Sousa

Coach holística e Reprogramadora Mental

www.marianasousa.com

Contato: + 34 645570118

E-mail: Info@marianasousa.com

Instagram: @marianasousa_coach

Comentários