Cursos oferecidos de forma online devem seguir padrões de qualidade

 


Muitos setores da economia estão retomando suas atividades e deixando o home office. Mesmo assim, reuniões e aulas online devem ser mantidas, já que a utilização da internet transpõe as barreiras da distância. Seguindo as tendências pós-pandemia, os encontros deverão continuar acontecendo de forma remota e os presenciais ocorrerão com menor frequência.

Para aproveitar o momento de isolamento social, muitas pessoas investiram em cursos de inglês online com o objetivo de acompanhar essas mudanças no mercado de trabalho, visto que profissionais que possuem a proficiência da língua podem ter seus rendimentos superiores aos demais em até 60%.

Essa busca por conhecimento fez com que cursos a distância e online apresentassem crescimento. Dados da empresa Udemy, maior plataforma de cursos online, o aumento de matrículas foi de 95% em todo o Brasil. Em outros países como Estados Unidos, esse boom foi de 130%.

Existe uma diferença entre as modalidades online que precisa ser avaliada na hora de realizar a escolha do curso. É preciso observar se as aulas acontecerão apenas de forma remota ou ao vivo. Na primeira modalidade, é preciso manter uma disciplina de assistir as aulas, anotar as dúvidas e, de preferência, não deixar acumular a matéria. É possível ainda retornar as gravações e observar pontos essenciais da aula.

Já as aulas ao vivo, oferecem uma maior interatividade entre os professores, alunos e colegas de turma, e possibilitam ainda a troca de experiências e tirada de dúvidas de forma rápida. Porém, mesmo com a alta procura da modalidade, é preciso que os interessados fiquem atentos, principalmente com a qualidade das aulas e material oferecido. A Cultura Inglesa Curitiba está com aulas virtuais desde o início da pandemia, em março. O “Real Time”, oferecido pela escola de inglês é um formato especial de aulas que visa sempre o aprendizado do inglês com qualidade e eficiência.

Assim como os cursos presenciais, os oferecidos de forma remota devem ganhar a mesma dedicação e comprometimento do aluno, visto que com a facilidade de estar em casa, os pontos de distração aumentam.

Além dos cuidados com a qualidade e formato de aulas e materiais didáticos, é preciso ficar atento também a outras questões quando a opção é realizar um curso online. Confira os principais pontos a serem observados:

  • Consulte a reputação da instituição que oferece as aulas. Pesquise nas plataformas de buscas, as avaliações que a instituição recebeu ou se há alguma reclamação em sites específicos.
  • Procure verificar os currículos dos docentes e se eles possuem a formação necessária para ministrar as aulas.
  • Verifique qual o formato dos cursos, se é um curso online com aulas ao vivo, síncronas, ou apenas com aulas gravadas, assíncronas e atendimento via chat com tutores.
  • Indicações são sempre bem-vindas. Procure saber se algum conhecido já teve contato com a instituição de ensino.
  • Se possível, solicite uma aula teste para conhecer na prática a estratégia de ensino.

André Ruediger

Superintendente da Cultura Inglesa Curitiba

Comentários