Aprenda a fazer Cuca, sobremesa típica do Sul do país


O Pão Doce Alemão de Maçã, como também é conhecido, faz parte da cultura sulista

Uma das principais caracteristicas da região Sul do país é a sua influência europeia. Isso porque muitos imigrantes vindos da Alemanha ocuparam a região do Rio Grande do Sul e, posteriormente, Santa Catarina e Paraná. A região recebeu ainda imigrantes da Itália e Polônia, intensificando as manifestações culturais de origem europeia presentes até hoje na cultura sulista.

O resultado da imigração na região foi uma cultura única, com uma gastronomia rica e saborosa. Por isso, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas na região Sul, ensina uma receita típica alemã em homenagem aos habitantes desse local tão encantador.

A Cuca é um pão doce alemão que pode acompanhar frutas como banana, abacaxi, maçã, chocolate e até goiabada, além de uma farofinha para deixar a sobremesa ainda mais saborosa.

Veja a receita completa do Pão Doce Alemão de Maçã e se delicie ao lado dos integrantes de casa. Afinal, os tempos mudam, mas o sabor de família fica.

Pão Doce Alemão de Maçã

Ingredientes:

Para a massa:

2 ovos

125ml de leite

2 colheres (sopa) de suco de laranja

35 g de fermento biológico fresco

100 g de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de nata

½ colher (chá) de noz-moscada

2 colheres (café) de sal

650 g de farinha de trigo Isabela

Para a farofa

1 embalagem de Amanteigados Isabela

100 g de manteiga

Para a montagem

6 maçãs sem casca, cortadas em meia-lua fina

½ xícara (chá) de nozes quebradas grosseiramente

Canela em pó, a gosto 

Modo de Preparo:

Prepare a massa 

- Em uma tigela coloque os ovos, o leite, junte 125ml de água e o suco de laranja. Bata ligeiramente, junte o fermento e desmanche-o.

- Acrescente o açúcar, a manteiga, a nata, a noz-moscada, o sal e misture até que fique homogêneo.

- Aos poucos, junte a farinha, misturando bem para incorporar. Transfira a massa para a tigela da batedeira e, usando o gancho, bata em velocidade média por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja lisa e homogênea.

- Acomode a massa em uma assadeira retangular (30cm x 40cm x 5cm de altura), cubra com um pano limpo e deixe descansar ao abrigo do frio até que dobre de volume.

Prepare a farofa:

- Processe os amanteigados e, com as mãos, misture a manteiga até obter uma farofa mais granulosa e reserve.

Montagem:

- Sobre a massa já crescida, disponha as maçãs em camadas, polvilhe com canela e cubra com a farofa. Finalize com as nozes e asse em forno médio (180°C – 200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja completamente assada.

Rendimento: 20 porções

Tempo de Preparo: 50 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br


Comentários