Teoria ética de Kant: a racionalidade da lei moral

Publicado originalmente em 1781, a Crítica da razão pura foi considerada a principal obra do filósofo prussiano, Immanuel Kant, sobre a teoria do conhecimento. O livro tornou-se um divisor de águas no pensamento científico influenciando grande parte da filosofia produzida até hoje. Esta edição, publicada pelo Grupo Editorial Edipro, traz uma nova tradução, feita por Edson Bini, diretamente do alemão*, com notas, textos adicionais e numeração referencial da Academia de Ciências. 

Nesta obra-prima, Kant traça as fronteiras do conhecimento humano ao delinear um afastamento radical das formas de concepção precedentes, contrastando-as com os esboços de sua filosofia transcendental. Com ela, Kant torna-se uma influência inevitável aos movimentos filosóficos subsequentes. 

Kant procura demonstrar que o conhecimento é, necessariamente, empírico e racional. Assim, forma uma nova posição singular no debate filosófico, criando as bases para a Teoria do Conhecimento como disciplina filosófica.

"[...] ainda que a prova cosmológica tenha como fundamento uma experiência em geral, não é ela empreendida com base em alguma constituição particular da experiência, mas com base em princípios puros da razão relativamente a uma existência que é dada pela consciência empírica em geral, e mesmo esse início é uma ocasião para se apoiar em meros conceitos puros. Ora, o que nessas provas transcendentais é a causa da ilusão dialética, mas natural, que associa os conceitos de necessidade e realidade suprema e realiza e hipostasia o que só pode ser ideia?" (P.431)

Mergulhar no universo proposto em Crítica da razão pura é aceitar o desafio, colocado pelo próprio Kant, de evitar o dogmatismo sem cair no relativismo. Sem dúvidas, esse é um dos livros mais conceituados da filosofia de todos os tempos, tornando-se leitura obrigatória para todos os que almejam investigar em profundidade a filosofia do conhecimento e da liberdade do pensamento.  

*A nova tradução do Grupo Editorial Edipro, vem direta do alemão com notas e numeração referencial da Academia de Ciências (Conforme edição original – Berlim, 1911). 

Ficha técnica 

Editora: Edipro 

Assunto: Filosofia 

Título: Crítica da razão pura

Preço: R$ 99,00 

ISBN: 9788572839488 

Edição: 1ª edição, 2020 

Idioma: Português 

Altura: 21 

Largura: 14 

Profundidade: 4 

Número de páginas: 592 

Onde comprar: AMAZON

Sobre o autor: Immanuel Kant (1724-1804), de origem prussiana, é considerado o último grande filósofo dos princípios da era moderna. É conhecido pela elaboração do chamado idealismo transcendental. Estudou filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg, onde lecionou ciências naturais. Tornou-se reconhecido por suas proposições sobre filosofia moral e sobre a formação do sistema solar (Hipótese Kant-Laplace). Dedicou toda a sua vida ao estudo e à ciência.


Comentários