Escritor propõe alternativas para um ano difícil no mercado editorial



Para escritor romancista AT Sergio, apostar na proximidade com o público pode ser a melhor saída para enfrentar um ano em que a pandemia ampliou as vendas pelos meios digitais.

Com o advento da pandemia e a necessidade de isolamento social, é fato que o mercado editorial sofreu uma queda vertiginosa. Seja nas livrarias, seja nas editoras, a necessidade de readequação levou a apostar em outras maneiras de comunicar e vender. O escritor romancista AT Sergio, que já está na estrada há um bom tempo e acompanha o mercado editorial, a saída mais lógica foi migrar para o formato digital: “muitos lançamentos que estavam previstos para este ano foram adiados ou tiveram que ser lançados online, ao invés de impressos”, lembra ele. 

Além dessa mudança, outras ações passaram a fazer parte da rotina de muitas editoras, livrarias e escritores. Entre elas, promoções, sorteios, venda de livros físicos por meios digitais, como o Instagram e o próprio Whatsapp estão sendo alternativas usadas para tentar equilibrar o mercado.

Para manter o vínculo, entretanto, AT lembra, é preciso estar próximo do leitor. E, para isso, as redes sociais têm sido fundamentais: “seja para trocar ideias, informar sobre novos títulos ou mesmo para entender as necessidades de quem está do outro lado, é preciso gerar conexão”, enfatiza ele, que lançou, recentemente, um livro de contos com dois textos inéditos exatamente para preencher uma lacuna de novidades que os lançamentos físicos deixaram.

As 13: histórias diversas é o mais novo livro solo do autor, com uma coletânea de contos com foco na literatura de terror. O título vem fazer companhia a duas outras obras solo: Eles, lançado no final do ano passado, e a antologia poética Partes de Mim. Eles, inclusive, além de ter sido listado por várias semanas em primeiro lugar em algumas categorias de livros digitais da gigante americana Amazon, é um dos finalistas do Prêmio Odisseia Literatura Fantástica. Vale conferir.

Para quem quiser acompanhar a trajetória de AT Sergio, pode segui-lo lá no Instagram. O perfil é https://www.instagram.com/alextavsergio/

Onde comprar

Sobre o autor
A.T. Sergio é um escritor pernambucano, romancista, organizador e participante de antologias nos gêneros terror, suspense, mistério e policial, publicado por diversas editoras nacionais e através da plataforma independente da Amazon. Autor Hardcover, plataforma de aperfeiçoamento da escrita desenvolvida pela Vivendo de Inventar, depois de publicar contos em mais de 25 antologias, estreia em romances com essa publicação, “Eles”, após ter sido finalista no prêmio SweekStars, edição 2018. Redator da revista eletrônica “A Arte do Terror”, é também colunista do portal literário “Literanima”, onde publica textos periódicos sobre criatividade e forma de escrita.

Comentários