Um assustador animal da pré-história e um grande sucesso da música brasileira se encontram nos novos vídeos lançados pelo projeto Ônibus da Cultura nas redes sociais. A série do Ônibus Museu traz uma animação que retrata a chamada ave do terror, pássaro carnívoro que habitou a região de Curitiba milhares de anos atrás. Já o Ônibus Palco apresenta uma interpretação da orquestra feminina Ladies Ensemble para a canção “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga. Ambos os trabalhos podem ser conferidos nas redes sociais gratuitamente, no Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e YouTube (@solardorosariocuritiba).
O novos vídeos fazem parte das atividades que os dois ônibus vem realizando na internet enquanto não podem retomar suas atividades com público, por conta da pandemia. Estes veículos especiais, adaptados para funcionar como unidades culturais móveis, foram idealizados pelo Solar do Rosário, e criados com suporte da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.
Ave do terror é o nome genérico pelo qual são chamadas 18 espécies de pássaros predadores que viveram na pré-história. O novo vídeo do Ônibus Museu revela detalhes da anatomia e como vivia a espécie Kelenken guillermoi, que habitou a região de Curitiba há 15 milhões de anos. Para isso, o mediador Alvaro Godoi mostrou seu talento de artista visual, criando uma animação digital com a técnica de “line art”, ou arte com linhas.
Um fóssil da Kelenken foi encontrado na região da Cidade Industrial, em Curitiba, revelando que o animal podia chegar a dois metros de altura e a pesar 180 quilos. Com garras e presas afiadas, este predador também era muito veloz. Por isso o sugestivo nome de ave do terror.
Sucesso de Chiquinha Gonzaga
No novo vídeo da série do Ônibus Palco na Quarentena, a orquestra Ladies Ensemble apresenta a polca “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga. Este foi um dos grandes sucessos da compositora, instrumentista e ativista feminina que ajudou a destacar o papel das mulheres na sociedade brasileira. A interpretação é feita ao piano e percussão, com Priscila Malansky e Gabriela Bruel, respectivamente.
Esta musica marcou a estreia de Chiquinha como compositora, em 1877. Fez grande sucesso e projetou o nome da artista para a fama, se transformando ainda num dos grandes clássicos da música instrumental brasileira. Faz parte do repertório popular das Ladies Ensemble, grupo que integra o elenco do Ônibus Palco.
Ônibus da Cultura na Quarentena
YouTube: @solardorosariocuritiba
Instagram: @onibusdacultura
Facebook:@onibusdacultura
Comentários
Postar um comentário