Instituto Legado lança edital nacional com bolsas de MBA para mulheres negras


Com propósito de desenvolver pessoas e negócios que atuam no  empreendedorismo social, Legado assume compromisso público para ampliar diversidade de raça e gênero em todas atividades e projetos da organização.

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social anunciou, no último sábado (25), um compromisso público para ampliar a diversidade em todas as atividades da instituição. O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, foi a data escolhida para simbolizar o marco do início de uma série de iniciativas que a organização passa a adotar para favorecer a população negra, as mulheres e a comunidade LGBTQIA+. A decisão foi anunciada durante o evento CollabSoul Summit, que teve como tema “Como praticar um novo estilo de vida nas organizações?” e foi realizado de forma digital e aberta ao público.

A primeira ação concreta em prol da diversidade racial e de gênero já está em vigor: o Instituto Legado lançou um edital nacional para selecionar três mulheres negras que serão contempladas com bolsas integrais de MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. O curso é ofertado na modalidade EAD em parceria com a Universidade Positivo. O investimento total da iniciativa é de R$ 12 mil. Para se candidatar, basta preencher o formulário online até 16 de agosto. O processo seletivo será conduzido por um comitê de mulheres negras e tem a consultoria da Diverse Soluções em Diversidade e Inclusão, negócio social dedicado à diversidade e inclusão no mercado de trabalho. As selecionadas serão anunciadas no dia 31 de agosto.

A diversidade também deve ser percebida de forma progressiva em outras atividades do Legado. O Projeto Legado, programa mais antigo da organização, alcançou representatividade inédita na atual edição. Das 23 iniciativas aceleradas gratuitamente, cinco são lideradas por pessoas negras e quatro tem como propósito a luta por igualdade racial. “Esse tipo de incentivo promove uma mudança de consciência e abre espaço para que na prática quem está na base da pirâmide, que são as mulheres negras, tenham acesso à ascensão social para serem protagonistas da sua vidas e da transformação da comunidade em que vivem”, defende Ágatha Rocha, que é negra e Facilitadora de Impacto do Instituto Legado. “Com acesso a oportunidades, mulheres negras mudam sua história e trazem soluções inovadoras para uma sociedade com equidade”, finaliza.

Mais bolsas

Como medida complementar à ação afirmativa, o Instituto Legado também abriu um chamamento público convidando investidores sociais e empresas dispostas a patrocinar novas bolsas que favoreçam o ingresso dessas pessoas na pós-graduação e contribuam para sua formação como empreendedores sociais atuantes em suas comunidades. “Não estamos pensando em apoio pontual, mas em experiência que serve como caminho para emancipação das pessoas negras; esse investimento em educação é exemplar da mudança sistêmica que queremos realizar coletivamente, no movimento transformador massivo”, comenta James Marins, que é fundador e presidente da organização.


Inclusão para “todes”

O compromisso público do Instituto Legado não se encerra na inclusão intencional de pessoas negras em suas atividades. O objetivo é recalibrar a baixa representatividade de outras minorias em suas equipes de trabalho e beneficiários, atraindo mais alunos e empreendedores sociais da comunidade LGBTQIA+, especialmente pessoas trans. Nos próximos meses, a organização deve anunciar benefícios exclusivos para essa população.

Sobre o MBA

O MBA segue o sistema modular, com disciplinas ofertadas bimestralmente, possibilitando que o aluno comece a estudar quando e onde quiser. O curso proporciona acesso aos conceitos e ferramentas necessários para formar negócios que além de gerarem lucro, serão capazes de transformar a realidade e gerar impacto socioambiental positivo. Os alunos terão aulas com profissionais e acadêmicos especializados, que fazem parte de ecossistema do empreendedorismo social na prática. A cada módulo, os alunos assistem a uma vídeo-aula expositiva, na qual o professor apresenta conceitos de maneira conversada. O processo de aprendizagem inclui leituras complementares, atividades online e uma aula por videoconferência ao vivo com professores e empreendedores que são exemplos no setor social.

Serviço
Edital Nacional de Bolsas de MBA Instituto Legado: Mulheres Negras

Inscrições online até 16 de agosto
Mais informações: institutolegado.org

Comentários