Assunto foi discutido
pelo grupo de Benchmarking da Amcham Curitiba; pesquisa aponta que 300 milhões
de pessoas estão trabalhando a partir de suas casas por causa da pandemia
Neste
período de pandemia, empresas optaram pelo trabalho em home office para não
suspender suas atividades. Apesar disso, muitos de seus funcionários têm
condições diversas que podem tanto facilitar quanto dificultar o trabalho em
casa. O tema foi discutido por gestores integrantes do grupo Benchmarking da
Amcham Curitiba em evento online na última terça-feira (14).
Várias
empresas têm se mobilizado para contribuir para que seus funcionários possam
exercer suas atividades. De acordo com o CEO da Lactec, Luiz Fernando Vianna,
os gestores precisam se policiar para não querer gerenciar tudo o tempo todo.
‘‘Neste período de pandemia, fazer com que as pessoas interajam é bem
interessante e importante, mas não podemos esquecer que as condições de
trabalho são diferentes agora’’, diz Vianna. Para o CEO da TOTVS Curitiba,
Marcio Viana, apesar das variáveis, é preciso continuar produtivo. ‘‘Nós sempre
trabalhamos com 3 palavras: Foco, Hábito e Disciplina, diariamente precisamos
ter o Foco na Meta ajustado, criar hábitos diários no home office para garantir
o sucesso neste foco, e ter a disciplina de até mesmo fazer algo que não seja
seu hábito natural para que as metas e focos sejam atingidos”, afirma o gestor
também durante o evento online da Câmara Americana de Comércio da capital
paranaense.
Outra rotina
De
acordo com Luiz Fernando Vianna, além dos funcionários entenderem que, mesmo em
casa, eles estão trabalhando, os gestores precisam compreender que a rotina de
seus colaboradores se transforma em tempos como o atual, junto com a mudança de
ambiente de trabalho. ‘‘Nós temos que ter a consciência de que nossos
colaboradores têm filhos, um almoço para fazer, uma casa para cuidar e que,
estando lá, eles vão se ver obrigados a dividir seu tempo de uma forma
diferente”, conta. Vianna lembrou, ainda, que o Lactec adota o horário flexível
de trabalho na empresa e entende que, no trabalho remoto, essa flexibilidade
deve ser ainda maior para que o funcionário possa administrar sua rotina e ser
mais produtivo.
Outro
ponto ressaltado é a relação de confiança estabelecida entre as empresas e seus
funcionários. Na modalidade de teletrabalho, o cumprimento de horário de
trabalho normal está em segundo plano frente à entrega das tarefas nos dias e
horários combinados. Sendo assim, a administração dos horários fica totalmente
nas mãos do funcionário.
Algumas
empresas estão inovando ainda mais. Segundo o CEO da Lactec, a própria
companhia onde trabalha tem enviado, por e-mail, publicações com diversas dicas
para seus colaboradores. As informações vão desde como se exercitar em casa,
até sobre intervalos que eles podem e precisam fazer longe do computador para
não terem dores musculares ou de cabeça, por exemplo.
O
home office é legalizado no Brasil e segue regras específicas. De acordo com a
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu artigo 6º, não há diferença
entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no
domicílio do empregado e o feito a distância, desde que estejam caracterizados
os pressupostos da relação de emprego. Em 2017, a Reforma Trabalhista também
contribuiu com a modalidade, incluindo um capítulo inteiro na CLT sobre o tema.
Os artigos explicam que os direitos dos trabalhadores em teletrabalho são os
mesmos de um trabalhador que executa seu serviço in loco.
Atualmente,
segundo um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) em parceria com
a instituição Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, há uma estimativa
de que 300 milhões de pessoas estão trabalhando pela modalidade de home office
no mundo por conta da pandemia da covid-19.
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