Universidade Positivo oferece atendimento psicológico gratuito aos alunos


Com as atividades presenciais suspensas desde 17 de março, a Universidade Positivo criou uma comunidade on-line para oferecer apoio psicológico aos estudantes durante o período de isolamento social. O Serviço de Informação e Apoio ao Estudante (SIAE), que promove ações de inclusão, suporte emocional, aprendizagem e convivência, oferece atendimento gratuito por telefone e WhatsApp, além de outras atividades para envolver os alunos durante o período.

De acordo com o coordenador do SIAE, Rejinaldo Chiaradia, o serviço já era realizado, mas com maior ênfase na forma presencial. “Nesse período de adaptação às atividades remotas e isolamento social sentimos a necessidade não apenas de continuar oferecendo o atendimento psicológico aos estudantes, mas também de ampliar algumas atividades, já que é um momento de grandes mudanças na rotina de todos”, explica.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente, estão chats on-line que abordam a organização do tempo, o distanciamento social, a saúde mental e os desafios de estudar de forma remota. “Toda semana lançamos uma programação e a nossa equipe de psicólogos fica disponível para atender os estudantes e conversar sobre o assunto proposto”, completa Chiaradia.

Outra ação desenvolvida pela Universidade Positivo foi a cartilha “Saúde mental em tempos de isolamento”. Com a colaboração de 13 profissionais, entre professores e psicólogos da instituição - que fazem parte de um Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental - o material, distribuído para cerca de 15 mil estudantes, traz dicas claras e objetivas para lidar com o estresse, a ansiedade, o gerenciamento do tempo, a saúde mental, e a teimosia e impaciência dos idosos da família com o isolamento.

O material está disponível em www.up.edu.br

Comentários