O
Fenômeno das ‘Lives’ invadiu também os escritórios e empresas pernambucana e de
todo o País. Entretenimento da população brasileira nos finais de semana, as
transmissões e reuniões ‘ao vivo’ também passaram fazer parte da rotina de
executivos e profissionais em busca de soluções de negócios frente ao Covid-19.
Esta
semana, três webinários nacionais promovidos pela Amcham vão reunir empresários
de todos os portes e setores, discutindo desde de temas econômicos até ações de
bem estar corporativo. Amanhã (28/4), às 15h, o apresentador Fábio Porchat fala
sobre ‘Criatividade
e humor em tempos de crise’. Na quinta-feira (30/4), o personal Márcio
Atalla fala, às 14h, sobre ‘Isolamento
e manutenção do bem estar’, e, em seguida, às 15h, o filosofo Luiz
Felipe Pondé debate o tema ‘Liberdade e controle social na pandemia’. Na
segunda, dia 4/5, a programação de Lives Amcham retorna com Carlos Costa,
secretário do Ministério da Economia, falando
sobre medidas de apoio ao setor produtivo.
Em
mais de 40 dias do decreto de isolamento, a entidade teve mais de 58 mil
visualizacões em 21 webinars ligadas ao enfrentamento da crise causada pela
pandemia do coronavírus na saúde e na economia. “Estamos isolados socialmente,
mas não comercialmente”, contextualiza Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil,
que lidera a entidade com 5 mil empresas associadas em todo o Pais, que juntas
representam 33% do PIB brasileiros e empregam três milhões de vidas em 15 cidades
brasileiras. Em pesquisa com 370 CEOs e presidentes de empresas, a Amcham
detectou que as lives mais importantes neste momento são sobre impactos
tributários e liquidez, ações do governo e bem estar corporativo.
Antes
da quarentena, a Amcham tinha programado, em 2020, mais de 2 mil eventos
presenciais com executivos e empresários das mais importantes empresas do Pais,
com publico estimado total de 90 mil pessoas. “Em um mês, com a grande corrida
por lives, já mobilizamos metade desse numero total de pessoas”, contextualiza
Vieitas, que observa uma grande corrida por digitalização dos executivos. “O
empresariado brasileiro vai ser forte e mais tecnológico quando se fala em
gestão de negócios”.
Tinder corporativo
Além
dos encontros digitais de benchmarking, a Amcham vem liderando um movimento de
troca empresarial via aplicativo de networking personalizado. No auge da crise,
a entidade lançou novas funcionalidade em seu App, com quatro comunidades
abertas abordando temas de troca empresarial mais procurados, facilitando a
troca de práticas ágeis e inovadoras frente à crise.
Além
das comunidades abertas de discussão entre empresários, o aplicativo também
sugere, semanalmente, 5 contatos estratégicos personalizados com os interesses
de cada empresário, tendo como base o perfil e áreas de interesse
comercial do gestor no momento. Se o executivo tem interesse em uma aproximação
comercial ou relacionamento com algum tipo de empresa, o APP Amcham sugere
cinco ‘matchs virtuais’ semanais, seguindo a mesma linha de funcionamento que o
Tinder (aplicativo famoso mundialmente por cruzar perfis de usuários para
encontros românticos). “É um matchmaking virtual e estratégico, construindo
interações comerciais, institucionais ou de troca de gestão entre pares ou
possíveis parceiros”, explica Deborah.
De
acordo com ela, a crise alterou profundamente a forma de trabalhar, fazer
negócios e até de fazer networking. “A boa notícia é que estamos mais
objetivos, digitais e ágeis na construção de relacionamento comercial e
empresarial. O empresário brasileiro sairá desta crise tendo feito sua
transformação digital avançar muito mais do que o previsto e, tornando seus
negócios cada vez mais digitais e ágeis”, explica a CEO da Amcham Brasil.
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