TEDxUFPR reúne cerca de 100 pessoas em Curitiba


Com o objetivo de promover a reflexão sobre grandes questionamentos que o ser humano faz sobre diferentes áreas da vida, da arquitetura e design à educação e empreendedorismo, o TEDxUFPR reuniu na última sexta-feira (25) cerca de cem pessoas no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Doze palestrantes falaram ao público sobre os dilemas e ideias que cercam suas áreas de atuação, em torno do tema do tema “Universalize”. As palestras estarão disponíveis em breve no canal do YouTube “TEDxUFPR”.
Na primeira parte do evento, subiram ao palco o artista digital Flávio Carvalho, que falou sobre a importância da arte na vida das pessoas; a arquiteta Débora Rocha, que comentou sobre o poder das cidades em promover encontros transformadores; e os designers Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, criadores do Furf Design Studio, que refletiram sobre a importância de vivenciar a experiência do próximo para o processo de criação. O biólogo Rodrigo Feitosa, por sua vez, traçou um paralelo entre a sociedade das formigas, organizada por fêmeas, e do ser humano; e a arqueóloga do Museu Paranaense, Claudia Inês Parellada, fez um apanhado das importantes descobertas no Paraná.

Na segunda parte do evento, a psicóloga Helga Loos-Sant'Anna palestrou sobre a importância da afetividade, os apresentadores do Canal Meteoro Brasil, conhecidos como “a mulher mais sábia e o cara mais simples”, falaram sobre excesso de informação e pós-verdade e a psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe, Angela de Leão Bley, trouxe ao público questionamentos que envolvem a bioética. Já o educador Sérgio Itamar discorreu sobre como a tecnologia pode contribuir com a educação. Por fim, a empreendedora social Marina Buschmann falou sobre o poder transformador de se viver em comunidades.

Comentários