TEDxUFPR propõe debate interdisciplinar sobre questionamentos da humanidade e terá transmissão ao vivo


Existe uma verdade absoluta para tudo? O mundo é diferente quando o vemos por meio da arte? Qual a melhor decisão a ser tomada em uma situação complexa, como o fim da vida? Esses e outros questionamentos serão discutidos em Curitiba, no dia 25 de outubro, no TEDxUFPR, um evento TED organizado de forma independente, que une pessoas para compartilharem ideias e experiências. Haverá transmissão ao vivo e gratuita no canal do evento no YouTube www.youtube.com/TEDxUFPR.

Com o tema "Universalize!", o encontro vai promover uma reflexão sobre perguntas que o ser humano faz acerca de diferentes áreas da vida. “Tentar entender o universo é uma característica marcante da humanidade. Não somos apenas curiosos, mas também determinados a compreender como funciona a natureza que nos cerca e nos compõe. Por isso, convidamos pensadores e especialistas de diferentes áreas em busca de algumas respostas”, explica o organizador do evento, Matheus Salles.

Entre os speakers estão os personagens/apresentadores do Canal Meteoro Brasil, que tem mais de 500 mil inscritos no Youtube, conhecidos como “a mulher mais sábia e o homem mais simples”; a psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe, Angela de Leão Bley; e o biólogo Rodrigo Feitosa. As apresentações terão duração máxima de 18 minutos, formato tradicional do evento. Confira a programação completa:

A mulher mais sábia e o homem mais simples (comunicação, Canal Meteoro Brasil): existe uma verdade absoluta para tudo? Os personagens/apresentadores do Canal Meteoro Brasil refletirão sobre o tema, em um momento em que a mentira tem sido utilizada até mesmo como ferramenta política. O Canal Meteoro Brasil, com mais de 500 mil inscritos, é uma plataforma que fala de tudo um pouco, desde cultura pop, até ciência e filosofia.

Angela de Leão Bley (psicologia, Hospital Pequeno Príncipe): a psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe vai propor uma análise sobre quais as melhores decisões a se tomar em situações complexas, como o fim da vida. Poderia a empatia auxiliar na decisão da equipe de saúde? Ela é Doutora em Psicologia Clínica, professora de Pós-Graduação das Faculdades Pequeno Príncipe, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital e membro do Comitê de Bioética Hospitalar do local

Flávio Carvalho (arte digital):  o artista, que mescla a linguagem digital com a analógica, falará sobre a importância da arte como meio de transformação da comunidade. Ele foi responsável pela mostra Fluxo Fluído, da Bienal Mundial de Arte Digital, com uma exposição nos televisores dos ônibus de Curitiba.

Maurício Noronha e Rodrigo Brenner (design, Furf): criadores da Furf Design Studio, Maurício e Rodrigo irão defender que é possível desenhar um futuro mais humano, com inovação e diálogo. Eles fazem parte da lista FORBES UNDER30 por conta da participação em projetos que têm transformado o modo como as pessoas enxergam o design.

Claudia Inês Parellada (arqueologia, Museu Paranaense): a arqueóloga refletirá sobre o que o passado nos ensina e o que pode nos dizer sobre o futuro. Ela é geóloga, Mestre em Antropologia Social e Doutora em Arqueologia. Desde 1990 é a pesquisadora responsável e curadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense.

Marina Buschmann (empreendedorismo social):  o potencial do coletivo para a transformação social será o tema tratado por Marina, que atua como facilitadora em projetos de impacto social, participando de redes de voluntariado, como o Global Shapers e o Guerreiros Sem Armas.

Rodrigo Feitosa (biologia, UFPR): o biólogo vai refletir sobre o universo das formigas e o que podemos aprender analisando a organização da sociedade delas. Com Pós-Doutorado em Entomologia, Feitosa é referência nacional e internacional quando se trata de formigas.

Débora Rocha (arquitetura, UTFPR): para qual função nossas cidades foram desenhadas? Elas privilegiam o encontro com o outro? Ou nos afastam cada vez mais? A arquiteta e urbanista analisará o impacto das cidades sobre a forma com que nos relacionamos.

Helga Loos Sant'Ana (psicologia, UFPR): A psicóloga, Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem dedicado seus esforços ao estudo de como a afetividade pode contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável.

Sérgio Itamar (educação, UniCuritiba): Mestre em Direito e Administração e mentor de projetos envolvendo empreendedorismo, defende a importância dos professores na impulsão da inovação e da tecnologia, especialmente dentro das universidades.

Sobre o TEDX
Sobre o TEDx, x = evento organizado de forma independente. No espírito de compartilhamento de ideias, o TED criou um programa chamado TEDx. TEDx é um programa de eventos locais, organizados de modo independente que une pessoas para compartilharem uma experiência no estilo TED. Nosso evento é denominado TEDxUFPR, no qual x = evento TED organizado de forma independente. Em nosso evento TEDxUFPR, as palestras do TED Talks e os palestrantes ao vivo se combinam para promoverem discussões profundas e conexões entre um pequeno grupo de pessoas. O TED fornece orientações de caráter geral para o programa TEDx, porém eventos TEDx individuais, incluindo o nosso, são organizados de maneira autônoma.

Sobre o TED
O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias que merecem ser compartilhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia, há 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com várias iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os principais pensadores e realizadores do mundo a falar por 18 minutos ou menos. Muitas dessas palestras são disponibilizadas gratuitamente no TED.com. Entre os palestrantes do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman.

A conferência anual do TED acontece a cada primavera em Vancouver, British Columbia. As iniciativas de mídia do TED incluem o TED.com, onde novas palestras do TED são publicadas diariamente; Tradutores TED, que fornece legendas e transcrições interativas, além de traduções de voluntários em todo o mundo; a iniciativa educacional TED-Ed. O TED criou o “Projeto Audacioso”, que adota uma abordagem colaborativa para financiar idéias com o potencial de criar mudanças emocionantes; O TEDx, que apoia indivíduos ou grupos na organização de eventos locais e auto-organizados em estilo TED em todo o mundo, e o programa TED Fellows, ajudando inovadores em mudança do mundo em todo o mundo a ampliar o impacto de seus projetos e atividades notáveis.

Siga o TED no Twitter em http://twitter.com/TEDTalks ou no Facebook em http://www.facebook.com/TED.

Serviço
TEDxUFPR – Universalize
Data: 25 de outubro (sexta-feira);
Horário: das 17h às 21h;
Local: Universidade Federal do Paraná, Campus Jardim Botânico (Auditório do CIFLOMA);
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/TEDxUFPR

Comentários