Simpósio reúne pesquisadores de Psicologia Anomalística e da Religião em Curitiba


Evento, que acontece em outubro, traz estudiosos de todo o Brasil e dos Estados Unidos

A Psicologia Anomalística estuda experiências ditas anômalas, que desafiam o conhecimento científico, como, por exemplo, experiências fora do corpo, de proximidade da morte, alucinatórias, sinestésicas, de sonhos lúcidos, de percepção extrassensorial, extramotora, místicas ou espirituais. É para compartilhar ideias e estudos sobre esses assuntos que estudiosos do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem em Curitiba nos dias 5 e 6 de outubro, no Campus Garcez do Centro Universitário Internacional Uninter. 

O II Simpósio de Psicologia Anomalística e Ciência das Religiões (SPACR) tem a presença confirmada do pesquisador norte americano Dr. Stanley Krippner, líder científico e humanitário, e professor da Saybrook Graduate School (Estados Unidos). 

“As pesquisas sobre o comportamento religioso e espiritual vêm avançando no Brasil. Nosso objetivo é integrar essas áreas e trazer explicações para os questionamentos da sociedade”, comenta o coordenador de pós-graduação da Uninter e organizador do evento, Fábio Eduardo da Silva.

O simpósio é promovido pela Uninter por meio do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada, Estudos da Consciência e Religião, do curso de Licenciatura em Ciências da Religião, dos cursos lato sensu em Metodologia do Ensino Religioso, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, e dos cursos de Neurociência Aplicada.

As inscrições custam R$ 20 e estão abertas para toda a comunidade pelo link https://www.uninter.com/extensao/eventos/ii-spacr-simposio-de-psicologia-anomalistica-e-ciencia-das-religioes/. É possível optar pela participação presencial ou a distância. As palestras serão transmitidas ao vivo.

Programação completa: 
5/10 – Sábado
9h - Abertura do II SPACR
Wilson Picler – Chanceler Uninter
Benhur Etelberto Gaio – Reitor da Uninter
Germano Bruno Afonso – Presidente da Fundação Wilson Picler
Dinamara Pereira Machado – Diretora da Escola Superior de Educação
Nelson Pereira Castanheira – Diretor da Pós-Graduação da Uninter
9h40 - O papel das experiências religiosas para a saúde mental segundo a psicologia de Carl Gustav Jung — com Mateus Donia Martinez (USP).
10h45 - Não-dualidade e sincronicidade — com Daniel Rezinovsky.
11h25 - Uma aproximação entre uma prática clínica e uma película cinematográfica. Depressão e sincronicidade e o filme Premonições com Sandra Bulock — com Vasco Carneiro Chagas (GIEPAR).        
13h30 - A intuição: das religiões às organizações, chegando na ciência — com Dr. Fábio Eduardo da Silva (USP, Uninter, GIEPAR).
14h10 - Perfil de Caráter Criativo e as experiências anômalas: entre espiritualidade e psicose — com Dra. Leticia Oliveira Alminhana (PUCRS).
14h50 - Características clínicas e sociodemográficas no continuum da psicose: PROJETO UNIQUE UK-BRAZIL  Msc — com Marcela Sanseverino (PUCRS);
Dr. Letícia Oliveira Alminhana (PUCRS), Dr. Emmanuelle Peters (King’s College de Londres) e Dr. Wagner de Lara Machado (PUCRS).
15h30 - Momento artístico – Grupo Foge à Regra       
16h25 - Prevalência de experiências anômalas em médiuns não médiuns — com Dr. Jeverson Reicow (UNESC), Dr. Wellington Zangari (Inter Psi USP) e Dra. Franciani Rodrigues da Rocha (UNIDAVI-SC).
17h05 - A experiência dos grupos comunitários em saúde mental de Ribeirão Preto (SP) — com Felipe Gabriel Peixoto, Gylda Sunhog Orsi e Dr. Márcio Fernando (PUCPR).
17h45 - A História “Oculta” da Psicologia: Facetas Renegadas dos Pioneiros da Psicologia da Região/Anomalística — com Dr. Wellington Zangari (USP).
18h25 - O sonho lúcido como modelo para estudo da consciência — com Márlon Jatahy (UFPR, GIEPAR).

6/10 - Domingo
9h - O messianismo e o mito fundador nas assembleias de Deus — com Eder Silva (PUCPR).
9h40 - Cosmovisão indígena e religião — com Dr. Germano Bruno Afonso, Marli Turetti Rabelo Andrade (Instituto Wilson Picler, UNINTER).
10h45 - O sagrado feminino e o currículo do ensino fundamental: abordagens de gênero e espiritualidade no ensino religioso — com Karin Willms.
11h25 - Educação e valores humanos: uma visão integral com Neyda Nerbass Ulyssea (FIES-PR).
13h30 - Psicologia e Religião não se misturam: uma análise das vivências e percepções de formandos em Psicologia — com Ma. Karine Costa Lima Pereira e Dr. Adriano Furtado Holanda (UFPR).
14h10 - Religiosidade e espiritualidade: temas negligenciados na formação em Psicologia? – Com Dra. Fátima Machado (USP).
15h45 – Mesa-redonda — Psicologia Anomalística, Ciência das Religiões, educação e formação profissional  — com Dr. Wellington Zangari, Dra. Fátima Machado, Dr. Stanley Krippner, Dr. Fábio Eduardo da Silva, Ma. Marli Turetti Rabelo Andrade.
17h10 - Anomalies in Brasilia; four encounters with Amyr Amiden (Anomalias em Brasília; quatro encontros com Amyr Amiden) — com Dr. Stanley Krippner – Tradução simultânea de Nicolas Fish.
18h30 - Encerramento e tributo ao Dr. Stanley Krippner.

Serviço
II Simpósio de Psicologia Anomalística e Ciência das Religiões (SPACR)
Quando: Dias 05 e 06 de outubro 

Local: Campus Garcez – auditório — Rua Luiz Xavier, 103, Centro.
MAIS INFORMAÇÕES 

Comentários