Geek City 2019: o que rolou no último dia de evento




No domingo, 1º de setembro, Curitiba recebeu o 3º e último dia do maior evento geek e cultura pop do Sul do Brasil – o Geek City. Os painéis do Main Stage contaram com a presença dos curadores do Cine Passeio, do ator de Vikings, Alex Andersen, o espetáculo O Mundo de Beakman, do criador de O Corvo, James O’Barr, além de um bate-papo sobre os 20 anos de Pokémon no Brasil.
Já na Arena Games, as principais atrações foram a final de DotA City 2, Just Dance e Fortnite Mobile.

Main Stage - Os bastidores do Cine Passeio
Inaugurado em março de 2019, o Cine Passeio trouxe de volta para Curitiba o conceito dos cinemas de rua, de um jeito totalmente inovador. Com um espaço para cursos, formação audiovisual e coworking, o local  possui duas salas de cinemas que exibem quatro sessões por dia, cada uma. “Nossa proposta é oferecer uma programação diversificada com filmes que geralmente não se encontram nos cinemas convencionais de shopping.”, afirma Marden Machado, curador do Cine Passeio.
No bate-papo, Marden Machado ainda contou sobre como é feita a seleção de filmes e como tem sido as negociações com as distribuidoras de conteúdo. “Nós começamos a trabalhar na programação com dois anos de antecedência. No inicio das negociações com as distribuidoras, percebemos que muitos filmes não haviam sido exibidos em Curitiba ou eram produções menores, que não estavam encontrando espaço na cidade. Então decidimos trabalhar com essas criações”, complementa Machado.

Main Stage - 20 anos de Pokemon no Brasil
No segundo painel do dia, Rafael "Jiback” Brito e Renato "Penpas" Siqueira contaram um pouco sobre as origens do anime Pokémon, que nasceu para popularizar os jogos feitos para Game Boy em meados dos anos 1990.
Dono do site jbox.com.br, Jiback fez uma extensa pesquisa sobre a franquia no Brasil e produziu uma série em vídeo com nomes que protagonizaram a história dos monstrinhos por aqui. Entre os entrevistados está Penpas, que fazia parte da equipe de redação da Revista Pokémon Club que, em 1999, quando a primeira edição foi lançada, atingiu a marca de 300 mil exemplares vendidos.
"Como revistas eram a principal fonte de informação da época, vendeu muito. E todo mundo queria saber como uma revista pra criança conseguiu isso", contou Penpas. "Pokémon é a franquia mais rentável do mundo. Em segundo lugar aparece  a Hello Kitty e só depois outros personagens da Disney como o Ursinho Pooh e o Mickey Mouse", justificou Jiback.

Main Stage – A verdadeira história por trás de O Corvo com James O’Barr
O painel com James O’Barr, criador de O Corvo – uma série de quadrinhos que virou filme em 1994 – foi cheio de inspiração e novidades. O’Barr contou sobre o seu novo livro, um projeto que está sendo desenvolvido há mais de 4 anos, que tem uma mulher como personagem principal. “Faço tudo sozinho. Eu escrevo, crio os desenhos, faço a editoração, apenas com tinta e papel. Nada é digital, por isso leva mais tempo”, conta O’Barr. O livro terá 235 páginas e tem previsão de lançamento no inicio de 2020.
Ao ser questionado sobre a edição definitiva de O Corvo, O’Barr revelou que no livro original deixou de fora algumas páginas e decidiu reintegra-las nesta edição. “Nos anos 80, eu tive que tirar algumas páginas do livro por serem excessivamente violentas para a época. Então eu coloquei todas essas páginas de volta, além de mostrar momentos especiais e particulares da minha vida, que na época não estava confortável em contar”, comentou O’Barr. 
No final, James O’Barr ainda deu dicas para quem quer iniciar uma carreira como quadrinista e contou que suas inspirações nunca acabam. “Eu estou sempre inspirado. Ouço música, converso com outros artistas, para que a minha expressão seja permanente”, relatou O’Barr.

Main Stage – Alex Hogh Andersen conversa com os fãs
Alex Hogh Andersen, o Ivar, O Desossado, personagem da série Vikings voltou ao Main Stage do Geek City para responder perguntas dos fãs - e levou o público à loucura. Ao longo do bate-papo, contou sobre sua experiência em uma churrascaria brasileira, que gosta de cerveja e que é apaixonado por fotografia.
Alex entrou no palco enrolado em uma bandeira do Brasil, presente de uma fã durante o evento. Disse que se sentia poderoso porque a bandeira parecia uma capa e que estava muito feliz por estar aqui. Questionado sobre o que pensava do país antes e o que pensa agora, o ator dinamarquês respondeu: "Vocês sempre nos vencem no futebol, isso é horrível" e riu. "Mas é um país lindo e quero voltar para conhecer a Amazônia, se ainda estiver lá", completou, em tom de crítica aos recentes incêndios na floresta.
Sobre o futuro, Alex disse que deve lançar um livro de fotografias autorais, mas pediu para que as pessoas não criem muitas expectativas. "Não prometo nada, mas estou trabalhando para mostrar algumas coisas que vi no Vikings. Para mim, é uma carta de amor para as pessoas maravilhosas que conheci na série e para a equipe que estava por trás das cenas".

Main Stage – Beakman Show
Para encerrar o último dia do Geek City 2019, Paul Zaloom voltou diretamente dos anos 90 para apresentar o Mundo de Beakman, ao vivo. Com a participação de vários expectadores, o show ensinou muito sobre ciência, trazendo nostalgia e boas lembranças para os fãs do programa. As crianças e os adolescentes presentes no evento também se divertiram com o show e aprenderam um pouco mais sobre sistema nervoso, de um jeito muito engraçado.
Um dos participantes do show declarou que se tornou cientista por causa do programa do Beakman. O ator Paul Zaloom expressou sua gratidão dizendo que “ao longo desses três dias ouvi muitas declarações como essa, mas confesso que não me canso de escutar isso”. Por fim, Zaloom encerrou o show incentivando o público a aprender ciência.


Concurso de Cosplay
O Concurso de Cosplay desse domingo foi marcado por duas etapas. Confira quem venceu a final do dia:
- Melhor cosplay: Gatts, de Bersek, interpretado por Alan Redson Martins.
- Melhor performance: Alice Lidel, de Alice Madness Returns, interpretado por Priscila Felippe.
- Melhor presença de palco: Ragnar Lodbrock, de Vikings, interpretado por Filipe Marins.
- Escolha do público: O Rei do Bruxo de Angmar, de O Senhor dos Anéis, interpretado por Dage Martinez.

 A final do Concurso de Cosplay dos três dias premiou os seguintes participantes:
- Melhor cosplay: Sylvanas Windrunner, de World of Warcraft, interpretada por Jessica Lunardelli da Silva.
- Melhor performance: Jaffar, de Aladdin, interpretado por Deodato Meira de Araújo.
- Melhor presença de palco: Ragnar Lodbrock, de Vikings, interpretado por Filipe Marins.
- Escolha do público: Gandalf, de O Senhor dos Anéis, interpretado por Manoel Lucas Javorouski.


Comentários