Voluntariado e solidariedade: jovens de Ribeirão Preto usam as férias para fazer o bem


Estudantes do Colégio Marista e Centro Educacional Marista Irmão Rui vão realizar, durante uma semana, atividades solidárias em comunidades em vulnerabilidade social


Entre os dias 14 e 20 de julho a cidade de Santos (SP) vai receber a visita de 52 jovens de três cidades. Entre eles, estão os alunos do Colégio Marista Ribeirão Preto e Centro Educacional Marista Irmão Rui, que participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.

Durante a semana, os estudantes vão revitalizar o Espaço Cultural Associação de Capoeira do Mestre Bahia, em Monte Serrat, conhecer a comunidade e os moradores da Baixada Santista, realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas.

De acordo com o coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma.

Os estudantes ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Educacional Marista Lar Feliz para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Na opinião da coordenadora da Pastoral do Colégio Marista Ribeirão Preto, Lesciane Mael, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “A experiência do Missão Solidária vem coroar a caminhada formativa da Pastoral da Juventude Marista (PJM). É a oportunidade do jovem se colocar realmente a serviço do próximo, colocar em prática o que aprendeu. É o momento em que o jovem vai ao encontro do outro, transformando sua vida e a vida do próximo a partir de virtudes e valores maristas”, avalia.

Experiências
Os jovens das cidades de Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo pretendem deixar uma marca na região. “Já participei de duas missões e foram as melhores experiências que já tive. A sensação de chegar em um lugar novo e diferente da sua realidade, se adaptar e sentir que, ao sair de lá, um pedacinho fica com sua família de missão é incrível. Além de conhecer pessoas de outras unidades maristas e criar laços com pessoas que estão ali pelo mesmo interesse”, relata Juliana Monjes Maia Neves, ex-aluna do Colégio Marista Ribeirão Preto.

Marcelo Oliveira Caldana é aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto e espera que a experiência da missão deste ano seja única em sua vida. “Esta é minha primeira experiência no MSM, mas espero que seja a melhor de todas. Abrir mão de minhas férias tem o propósito de aumentar tanto o meu conhecimento quanto o das outras pessoas, além de ajudar quem necessita”, diz.

Missão Solidária 2019
Em sua 14ª edição, a MSM reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participarão do evento.

SERVIÇO
14ª Missão Solidária Marista (MSM)
Data: de 14 a 20 de julho
Local: Espaço Cultural Associação de Capoeira do Mestre Bahia, em Monte Serrat, Santos (SP)
Horário: o dia todo

Comentários