Estefan Iatcekiw se despede do Brasil com concerto no Teatro Positivo


Pianista prodígio curitibano faz apresentação inédita no dia 11 de julho
.
Na quinta-feira, 11/07, às 20h, o pianista prodígio curitibano Estefan Iatcekiw faz um concerto inédito de despedida do Brasil, no Teatro Positivo. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e ajudarão o jovem músico a custear suas despesas no maior conservatório de piano do mundo - o renomado Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde ele foi admitido para fazer o curso superior de piano pelos próximos seis anos e se tornar mestre no instrumento. A arrecadação da bilheteria será 100% destinada ao pianista.
Antes mesmo de completar 15 anos, Estefan já concluiu o Ensino Médio e será o aluno mais jovem do conservatório russo. Ele deixa Curitiba no dia 26 de agosto, acompanhado de sua mãe. As audições em Moscou começam dia 5 de setembro. Como não há bolsas de estudos para estrangeiros no Conservatório Tchaikovsky, o músico paranaense terá que arcar com a anuidade, além dos custos de hospedagem, alimentação e transporte.
Estefan é uma das grandes revelações do cenário musical clássico do Brasil. No ano passado, obteve o 1º lugar no lV Concurso Internacional de Piano Rachmaninov para Jovens Pianistas, realizado na Alemanha, pela melhor interpretação da obra do compositor russo. No Teatro Positivo, o jovem pianista presta uma homenagem a todo o seu público brasileiro, com a interpretação da 2º Sonata de Rachmaninov e a 8ª Sonata de Prokofiev.
A apresentação faz parte da programação 2019 da série Clássicos Positivo, que oferece aos paranaenses uma programação anual de concertos eruditos de alta qualidade. "A música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito", justifica o vice-presidente do Positivo, Lucas Guimarães. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no Diskingressos. 

Clássicos Positivo
Idealizado pelo Grupo Positivo, o projeto cultural Clássicos Positivo traz, desde 2018, concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo, em Curitiba. Com esse projeto, o Grupo Positivo reforça seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas. A agenda de 2019 totaliza nove atrações, incluindo espetáculos internacionais, como a Boston Philarmonic Young Orchestra, que se apresentou no dia 27 de junho; e a English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresenta com o Monteverdi Choir, no dia 19 de novembro.

Estefan Iatcekiw
Premiado com 1º lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha pela melhor interpretação da obra de S. Rachmaninov, e com o 2° lugar no Concurso Internacional Santa Cecília, em Porto-Portugal, o jovem pianista Curitibano de apenas 15 anos, Estefan Iatcekiw, vem desenvolvendo uma trajetória de destaque, e foi apontado como a grande revelação do cenário pianístico do Brasil.
É aluno da grande mestre, pianista e professora Olga Kiun. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade, aos 9 anos fez seu primeiro recital solo. Desde então, conquistou primeiros prêmios em vários concursos nacionais, dentre eles o X e Xl Concurso Profª Edna Bassetti Habbith e o prêmio de melhor intérprete de música brasileira do compositor Villa Lobos, o Concurso Nacional Souza Lima e prêmio de Hors Concours, Concurso Nacional Mackenzie, Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o ll Concurso de Piano Yamaha, e venceu, também, o Concurso Prelúdio 2017 da TV Cultura, onde foi premiado com uma bolsa de estudos de 3 anos no Conservatório Franz Liszt em Budapeste-Hungria.
Participou da 32ª, 33ª, 34ª e 35ª Oficina de Música de Curitiba, onde teve orientação de vários professores de renome internacional. Atuou como solista em diversas orquestras nacionais, dentre elas a Orquestra de Cordas da 33ª Oficina de Música de Curitiba, sob a regência do Maestro Reginaldo Nascimento, Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do Maestro Osvaldo Colarusso, Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do Maestro Eliel Ferreira, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do Maestro Vantoil Souza, Orquestra Prelúdio, sob a regência do maestro Júlio Medaglia, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Fábio Prado e a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do Maestro Stefan Geiger.

SERVIÇO
Estefan Iatcekiw
Local: Teatro Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza,
5.300 - Campo Comprido
Data: 11 de julho, quinta-feira
Hora: 20h
Ingressos: a partir de R$ 40, - na bilheteria do Teatro ou nos Quiosques do DiskIngressos nos Shoppings Mueller, Palladium e Estação, pela internet www.diskingressos.com.br ou por telefone - (41) 3315-0808.

Comentários