Teatro é aliado no desenvolvimento de crianças e adolescentes



Atividade pode melhorar criatividade, socialização, colaboração e responsabilidade

Além de ser uma atividade lúdica que valoriza a criatividade e estimula a socialização, o teatro pode ser um grande aliado da educação. Por meio da expressão das emoções, integra a parte indutiva e racional, levando também ao autoconhecimento e a novas descobertas sobre o mundo. A atividade traz benefícios para todas as faixas etárias, colaborando para desenvolver diferentes aspectos da personalidade que podem aprimorar, e muito, as relações pessoais.

As atividades teatrais, quando bem direcionadas, podem melhorar a socialização e a construção de identidade de crianças e adolescentes. Por ser uma arte de grupo, propicia o convívio criativo e sensível, permitindo que todos interajam entre si de forma colaborativa. Isso gera integração entre os grupos, conhecimento do outro e formação de novos laços de amizade.

Não é só no aspecto das relações que se veem resultados positivos. O teatro exige uma disponibilidade psicofísica, uma vez que o corpo é o principal elemento de trabalho. Ou seja, as experiências vividas no processo de preparação para interpretar um personagem, por exemplo, trazem desafios saudáveis e perceptíveis muito rapidamente na postura, fala, presença e encorajamento.


Desenvolver o trabalho em equipe, formar plateia e aprimorar o espírito crítico são outros benefícios da prática teatral, como conta a coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Marista Anjo da Guarda, Luci Benevento Serricchio. “O mais importante é o desenrolar do projeto, quando os alunos estudam textos, discutem e escrevem sobre uma peça, fazem críticas, criam o cenário, o som, a luz e o figurino. Por outro lado, quem assiste pode debater pelo ponto de vista do espectador”, afirma.


Esse processo tende a se desdobrar em mais autoconhecimento, fundamental para a elevação da autoestima. É importante porque quanto mais cedo a criança constrói uma imagem positiva de si mesma, mais confiante será quando adulta. Para adolescentes, trabalhar a autoestima também é importante em um momento de tantas transformações físicas e emocionais.

Outro benefício direto do teatro é o estímulo à leitura, já que incentiva os alunos a buscarem novas histórias e, com isso, a tendência é que se tornem leitores mais assíduos e com um vasto repertório literário. As habilidades criativas também são estimuladas pelas atividades teatrais já que, em vez de priorizar apenas o raciocínio lógico, o teatro incentiva a criatividade e a inventividade e, logo, a terem um pensamento lateral mais desenvolvido.


Mas não é só o lado criativo que é beneficiado pelo teatro. O senso de responsabilidade também é necessário para praticá-lo, já que para ensaiar e decorar textos, por exemplo, é preciso disciplina com horários e dedicação aos estudos. Neste sentido, o trabalho em equipe também é importante, afinal se trata de uma atividade que precisa de muitas mãos ativas e cabeças pensantes.

Comentários