Destaques na relação Brasil-Itália são homenageados em Curitiba



Premiação promovida pela Câmara Ítalo Brasileira celebrou quatro personalidades nessa quinta-feira (29/11)

Personalidade de negócios. Personalità Affari. É esse o nome da premiação que, anualmente, celebra os cidadãos paranaenses de destaque nas relações entre Brasil e Itália. Na última quinta-feira (29/11), em um jantar comemorativo na Associação Giuseppe Garibaldi, foram premiadas quatro personalidades de destaque nos seguintes méritos: empresarial, cultural, educativo e associativo.

O presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam), Francesco Pallaro, deu as boas-vindas a 150 convidados. A Câmara promove o Prêmio com o objetivo de reconhecer aqueles que mais se dedicaram às relações ítalo-brasileiras – associados ou não – neste ano.

Em 2018, os homenageados foram a jornalista Maria Luiza Zilli, no destaque cultural; a arquiteta e professora Maria Luisa Valenti Permartiri, no destaque pedagógico; o empresário Eugenio Ienk Ferreira, no destaque empresarial; e o também empresário Glaucio José Geara, no destaque associativo. Todos receberam um troféu singular esculpido pelo artista plástico Luiz Gagliastri.

Aos convidados, foi servido um cardápio preparado pelo chef siciliano Maurizio Drago exclusivamente com produtos provenientes da Itália. O jantar se deu em comemoração à 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo, promovida globalmente pelo Governo Italiano. Em Curitiba, o evento gastronômico está sendo realizado de 27 a 30 de novembro.

Conheça melhor os homenageados:

Destaque cultural – Maria Luiza Zilli
Profissional com 34 anos de carreira, entrevistou mais de 1.200 personalidades e lançou 14 livros – entre eles Cartas a Curitiba, que recentemente chegou a sua segunda edição. Assinou uma coluna diária no extinto jornal Correio de Notícias durante oito anos. Atualmente escreve semanalmente para o jornal Bem Paraná, onde começou há 26 anos quando era o antigo Jornal do Estado, e no Blog Iza Zilli. Também é empresária e membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia de Letras José de Alencar.

Destaque pedagógico – Maria Luisa Valenti Permartiri
Formada em Arquitetura pela Università degli Studi La Sapienza, em Roma, leciona desde 1974. Passou pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente, é professora na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Universidade Positivo (UP).
Ao longo de sua carreira, atuou no Plano de Desenvolvimento Turístico de Foz do Iguaçu e na divisão de projetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Também foi coordenadora do Patrimônio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e integrou em diversos mandatos a comissão de avaliação de projetos culturais na Fundação Cultural de Curitiba.

Destaque empresarial – Eugenio Ienk Ferreira
Empresário radicado em Ponta Grossa (PR), destacou-se por sua atuação como diretor da Tratornew, do segmento de transportes, quando esta recebeu concessão de produtos da New Holland, em 1996. Ferreira permaneceu no cargo por 18 anos, até o final de 2014, quando se aposentou. Previamente, atuou como assessor da diretoria na Pontrac Máquinas Agrícolas e como diretor na Magparaná. Atualmente, é tesoureiro da Creche Toca Corujinhas, associação beneficente de Ponta Grossa, e preside o Conselho Administrativo do Grupo EBCW.

Destaque associativo – Gláucio José Geara
Uma das mais influentes lideranças do setor paranaense, Geara preside a Associação Comercial do Paraná (ACP), fundada em 1890 pelo Barão do Cerro Azul e que reúne mais de 30 mil associados. É diretor do Grupo Empresarial Florença Veículos, diretor-presidente do Grupo Dipave e diretor-procurador da Holding Mirante. Já foi Secretário de Estado da Fazenda do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense.

Na foto, da esquerda para direita: vice-presidente da Italocam, Carlos Perin; Maria Luiza Zilli; presidente da Italocam, Francesco Pallaro; cônsul geral da Itália em Curitiba, Rafaelle Festa; Maria Luisa Valenti Piermartiri; Gláucio José Geara; Eugenio Ienk Ferreira; e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Orlando Pess

Comentários