Em 03 de dezembro se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!


Evento de entrega do prêmio Viva Inclusão acontece no dia 3 de dezembro, alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

As práticas de inclusão social Professor Inclusivo e Glossário Jurídico em Libras, parcerias da Uninter - por meio do Sianee (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais), vão receber o prêmio Viva Inclusão, que faz parte do Mapeamento de Boas Práticas no Campo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba. O objetivo é conhecer e dar visibilidade a experiências exitosas em saúde, educação, cultura, trabalho, esporte, acessibilidade, vida autônoma e defesa de direitos das pessoas com deficiência no município.

No prêmio Professor Inclusivo, a cada semestre, os alunos com necessidades especiais da instituição votam e selecionam o docente que mais se destacou em sala de aula. O projeto é de autoria de Leomar Marchesini, coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Especiais da Uninter (Sianee). 

Já o Glossário Jurídico em Libras visa dar a comunidade surda o acesso a jurisdição brasileira. Beneficiará os surdos nos assuntos da Justiça, como processos, audiências, cartórios e aulas na área do Direito. A proposta é Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), em Curitiba, que mantém um  Termo de Cooperação Técnica com Sianee. “A Uninter é um exemplo de entidade que pensa na inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência, tanto na implantação de programas de atendimento especializado para nossos alunos, quanto na acessibilidade comunicacional, física e atitudinal para que pessoas com diferentes naturezas de deficiência possam estudar na Instituição”, explica Leomar Marchesini, coordenadora do Sianee.

O evento de premiação do Viva Inclusão acontece no dia 3 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A cerimônia, realizada no Palácio 29 de Março, contará com a presença do prefeito Rafael Greca.

Comentários