Por
diversas vezes ouvimos comentários afirmando que a formação no Ensino a
Distância (EAD) é muito fácil de ser conseguida. Os argumentos que ouvimos são
comuns, e geralmente se referem ao seguinte comentário: “o aluno nem vai à
faculdade e sai de lá formado”. Precisamos refletir sobre isso.
O
fato de afirmarmos que o aluno “nem vai à faculdade” é muito mais referente ao
deslocamento físico do que a sua formação em nível intelectual.
Ser
aluno de EAD requer autonomia enquanto estudante, disciplina e rigorosidade no
processo de ensino e aprendizagem. Falamos tanto no processo do desenvolvimento
da autonomia dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, mas é também
muito necessário discutir esse processo autônomo no ensino superior EAD, pois
sem essa característica, dificilmente o aluno concluirá seus estudos em seu
processo de formação no ensino EAD.
Estudar
artigos indicados, realizar a leitura dos livros das disciplinas, atingir os
objetivos dos trabalhos que relacionam a prática e a teoria como “cases”,
dissertar sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina nas provas
dissertativas, acessar bibliotecas virtuais, interagir e explorar os ambientes
virtuais, realizar simulados on-line, fazer os estágios, escrever o trabalho de
conclusão do curso, participar de fóruns, chats, são necessários ao estudante
no processo de aprendizagem da modalidade EAD, atividades que vão além das
necessidades de todo estudante que está inserido no modelo convencional.
O
estudante, presencial, por exemplo, tem o professor em sala que recebe
trabalhos, que realiza as atividades em sala e que o aluno conclui a atividade
ali mesmo, não levando para casa o trabalho, enfim, não temos ninguém
“cobrando” o que deverá ser entregue ou realizado, nem quando isso deverá
ocorrer.
Contudo,
no ensino EAD o aluno deve se atentar aos calendários, aos prazos, às
atividades, pois, por exemplo, caso existam trabalhos e provas para realizar em
determinado período, se a data finalizar e o horário se encerrar às 23h59 no
sistema, o processo simplesmente é finalizado e o estudante não tem mais
possibilidades de entregá-lo.
Esses
são exemplos de atividades e dedicações necessárias ao aluno imerso no processo
de ensino e aprendizagem EAD.
Portanto,
não cabe a afirmação que comentamos no início, como: “o EAD é mais fácil”, por
exemplo. Particularidades são essenciais ao aluno nesse processo de
aprendizagem, entendendo que a dedicação com toda certeza é maior ainda.
Diplomas conquistados no modelo EAD são extremamente valorizados, cientes de
que a dedicação é ainda maior para a conclusão do curso.
Autora: Prof. Me. Renata Burgo
Fedato, professora e tutora dos cursos de Segunda Licenciatura e Formação
Pedagógica do Centro Universitário Internacional Uninter.
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