Ônibus da cultura estreia neste sábado no Cajuru


O projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura ganhas as ruas de Curitiba a partir deste sábado. Entre às 10h e 16h30, o Ônibus Palco faz sua estreia, com programação cultural gratuita na Rua da Cidadania do Cajuru. Apresentações de dança, música, folclore e circo animam a tarde das crianças e dos adultos.
 
Realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio master do Grupo J. Malucelli, o projeto apresenta dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes. O primeiro é este que reúne  atrações no final de semana. Já o Ônibus Museu está em fase final de montagem e vai começar suas atividades no segundo semestre.
 
A Prefeitura Municipal de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto. Por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba, cedeu os dois ônibus em comodato durante a realização do projeto. Os outros patrocinadores são Blount, Greca Asfaltos e Fertpar.
 
O objetivo dos Ônibus Palco e Museu é democratizar o acesso à cultura para toda a população. Eles fazem paradas em escolas públicas, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), parques, escolas especiais, praças e Ruas da Cidadania. Com previsão de percorrer todos os bairros, buscam contribuir para a formação de plateia e sentimento de pertencimento à cidade e ao espaço público. Crianças, em idade de despertar para a sensibilização cultural e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.
 
O projeto prevê dois anos de duração, segundo a coordenadora do Artes e Patrimônio, Lucia Casillo Malucelli, que também atua como diretora do Solar do Rosário. Serão mais de 380 apresentações do Ônibus Palco, levando atrações como danças, concertos musicais didáticos, contações de histórias, teatro, circo e grupos folclóricos. Além de grupos convidados da cidade, como companhias étnicas e alunos de faculdades de artes, abre espaço para os artistas das comunidades se apresentarem.
 
Estrutura
 
Cada ônibus terá uma programação independente e completa, com equipes específicas. Têm em comum ainda a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes, cadeiras para idosos e pessoas com dificuldades motoras vão ser colocadas na plateia.
 
O Ônibus Palco vai apresentar diversas expressões artísticas, como música, teatro, dança e circo, sempre buscando a interação com o público. Artistas das comunidades e de grupos locais, alunos de faculdades de artes e companhias étnicas farão parte do elenco rotativo.
 
Programação
 
O primeiro dia do Ônibus Palco tem uma programação completa com variadas atrações. Às 10h, abrindo o dia, o espetáculo "Teoria da Gravidade" apresenta um solo de dança com a união de danças urbanas e arte contemporânea, idealizado pelo diretor Raphael Alpha. Foi criado em 2007 e já foi apresentado em países como França, Espanha e Suíça. Em seguida, sobe ao palco a Big Belas Banda, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em um repertório de músicas nacionais e internacionais. O Projeto MusicaR, que ensina música a crianças e adolescentes do Pinheirinho e do Cajuru, também está na programação. A Banda Lyra toca no Ônibus, seguida do espetáculo "Lubyet" do Trip Circo, com atrações de circo como mágicos, palhaços e malabaristas. Clarone no Choro faz suas músicas de chorinho valorizando o clarone como instrumento principal.
 
Atrações de artistas da comunidade começam às 12h45. Juvêncio Cardoso Banda abre esta parte da programação, seguido de Nando Costa e Banda, Grupo Liganois Banda (todos de música autoral), Dança Criativa - Cel. Vila Oficinas e Dança Folclórica Carimbó - Rua da Cidadania.
 
 
Projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura: Ônibus Palco no Cajuru
 
Data: 16 de junho, sábado
Horário: das 10h às 16h30
Local: Rua da Cidadania Cajuru - Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150

Comentários