Brincadeira com cartas distribuídas nas escolas
municipais faz com que alunos conheçam melhor os países participantes da
competição
Num
país que já foi considerado a terra do futebol, é normal que, a cada quatro
anos, o povo brasileiro comece a se deixar levar pelo clima contagiante da Copa
do Mundo. Nas ruas, nas conversas entre amigos e familiares, o assunto não pode
faltar. E se muitos vêem aí uma possibilidade de lazer, diversão e
confraternização entre as pessoas, há quem enxergue também uma oportunidade
para o aprendizado. Um projeto desenvolvido pelo sistema de ensino Aprende
Brasil está fazendo com que alunos de escolas municipais em vários cantos do
país voltem suas atenções para o evento e, ao mesmo tempo, aprendam sobre a
cultura e a realidade dos países participantes.
O
Jogo dos Países, criado pela equipe de especialistas do Aprende Brasil, é um
jogo de cartas que traz informações sobre 32 países que participam da Copa
(área, população, PIB, expectativa de vida, ranking de IDH e número de títulos mundiais
de futebol). O jogo foi distribuído para 10 mil alunos do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental, em 30 municípios brasileiros. Para o coordenador da
assessoria de Geografia do Aprende Brasil e um dos responsáveis pelo projeto,
Wilson Galvão, o jogo de cartas é uma excelente maneira dos jovens aprenderem
brincando, o que sempre resulta em níveis altos de engajamento e aprendizado.
“O trabalho com as cartas é lúdico, os alunos gostam e recebem muito bem. É uma
maneira de promover o conhecimento de um jeito divertido”, explica Galvão.
As
informações de cada país presentes nas cartas permitem que os professores
trabalhem em sala de aula diversos conteúdos: questões econômicas, indicadores
sociais e a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a
expectativa de vida. “Muita coisa pode ser explorada, por exemplo: se os alunos
pegarem os dados sobre a população e a área de um país, eles conseguem levantar
a densidade demográfica”, reforça Galvão.
Em
Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, a Escola Municipal Professora
Idalina Canova de Barros distribuiu o jogo para 350 alunos. Professores das
disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa estão trabalhando com os
estudantes em sala de aula. O professor de História e Geografia, Rafael Costa,
conta que está aproveitando para trabalhar questões territoriais dos países,
aspectos relacionados a áreas em conflito civil e a relação do homem com o
meio. “Em uma das turmas de 6º ano, os alunos observaram que em alguns países
as pessoas vivem mais do que em outros. Isso nos permitiu fazê-los pensar que a
maneira como as pessoas vivem interfere diretamente em sua qualidade e
expectativa de vida”, completa. As professoras de Língua Portuguesa e Artes
estão aproveitando o jogo para trabalharem a produção e análise de textos
prescritivos - cuja finalidade é a instrução, convidando à ação e guiando a
conduta do leitor - e a confecção de bandeiras dos países participantes.
No
município de Guaraciaba, em Santa Catarina, 180 alunos tiveram acesso ao jogo.
A professora de Geografia da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, Samara Ames
Ritter, avalia que o jogo vai fazer com que os alunos conheçam melhor os países
participantes da competição. “Às vezes, o aluno já ouviu falar sobre algo de um
determinado país, sabe onde está localizado no mapa, mas não conhece mais a
fundo características importantes da nação”, afirma Samara. A professora
destaca que alguns dados contidos nas cartas são informações que os alunos já
tiveram acesso e agora terão a oportunidade de reforçar o conteúdo. “Ao
associar o jogo à Copa, o conteúdo torna-se muito mais atrativo, o que aumenta
as chances de aprendizado”, explica a professora.
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