Jovens em vulnerabilidade social têm aula especial de culinária havaiana




Em menos de um ano, um prato tipicamente havaiano conquistou o paladar do brasileiro. Trata-se do poke, formado por cubos de peixe cru temperados, arroz e acompanhamentos frescos (pepino, cebola, abacate, entre outras opções) reunidos em uma tigela, chamada de bowl. A prova do sucesso dessa iguaria é que, no ano de 2017, um restaurante de São Paulo faturou R$ 7,9 milhões tendo o poke como carro-chefe.
Pensando nessa nova tendência gastronômica, no último mês de abril a Gastromotiva levou aos alunos a chef Magda Santos, do espaço de eventos e buffet Nova Curitiba, que ensinou a preparar o prato havaiano. A aula faz parte do módulo Cozinhando com a Rede, no qual os chefs que apoiam a entidade compartilham seus conhecimentos com os jovens de baixa renda que integram o projeto.
Além de Magda, a Gastromotiva teve aulas com o chef Délio Canabrava e, no dia 15 de maio, terá com a chef Flávia Rogoski. Délio está à frente do restaurante Cantina do Délio, do café e confeitaria Bella Banoffi e do bar CanaBenta. Já Flávia é mestre queijeira e dona da loja Bon Vivant, e mostrará a importância do conhecimento de insumos, como os queijos, para tirar melhor proveito do que cada tipo tem a oferecer. 
"Contar com a colaboração dos chefs e parceiros da Rede é muito importante para a Gastromotiva. Os alunos entram em contato com novas realidades e recebem exemplos dos anos de experiências que estes profissionais têm. É uma honra ter o apoio deles e um belo aprendizado para os nossos alunos”, diz Renata Vidal, Coordenadora da Gastromotiva em Curitiba.

Sobre a Gastromotiva
A Gastromotiva é uma organização sem fins lucrativos que acredita que a gastronomia tem poder de transformação. O projeto capacita jovens de baixa renda em cursos profissionalizantes na área e os insere no mercado de trabalho. Em dez anos, a Gastromotiva já formou mais de 2.500 alunos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Cidade do México e Curitiba.
O movimento foi fundado pelo chef curitibano David Hertz, um dos grandes impulsionadores da gastronomia social no mundo. Hertz é Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e já foi palestrante no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Comentários