Centro Universitário oferta graduação para ensino de alunos da Educação Especial



Com o crescimento de 38,6% no número de matrículas de alunos da Educação Especial, entre 2009 e 2014, na Educação Básica, é preciso, também, investir na formação de professores com conhecimentos específicos para o trato com a diversidade. Esses dados são referentes ao levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação para o Observatório do Plano Nacional de Educação, com base no Censo Escolar.

Visando atender a essa demanda, o Centro Universitário Internacional Uninter tem programado para o dia 23 de maio o lançamento do curso de Licenciatura em Educação Especial na modalidade a distância. 
“É importante ressaltar que, apesar do aumento da procura, existe uma precariedade muito grande da formação inicial e continuada em Educação Especial de professores que atuam nas salas comuns e em turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, explica a coordenadora do curso, Paula Sakaguti, doutora em Educação. Ela complementa que “é urgente, para a efetivação de uma práxis pedagógica inclusiva, romper com os entraves que impedem a promoção da inclusão”.

Entre os temas do curso estão: Diversidade Cultural, Fundamentos da Educação, Desenvolvimento Psicossocial, Inclusão do Aluno com Deficiência, entre outros temas indispensáveis para a boa formação de um profissional que irá atender os alunos com diferenças evidentes de ritmos e estilos de aprendizagem.

“O curso pretende contribuir para a formação de um sistema escolar inclusivo, pois, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da educação especial em interface com outras áreas do conhecimento permite refletir sobre aspectos relacionados às tecnologias de informação e de comunicação e ao desenvolvimento de habilidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, conta Sakaguti.

No dia de lançamento do curso de licenciatura, será disponibilizado um curso de extensão gratuito gravado ao vivo, via satélite, pela professora e que poderá ser acessado diretamente no site da Uninter.

Comentários