Caravana apresenta obras literárias nacionais em peças teatrais




Criado para incentivar a prática da leitura e o gosto pelo teatro, o projeto Literatura em Cena, organizado pela Editora Positivo e produção da PAM Pró-Arte Movimento, apresenta peças com base em histórias de escritores e ilustradores premiados da literatura nacional. A edição de 2018 inicia dia 6 de junho, em Belo Horizonte, e tem como base os livros “Sem Fim”, de Marilda Castanha, e “Pê e o Vasto Mundo”, de Paulo Venturelli. O projeto é gratuito e, além de incentivar as crianças à leitura e ao universo artístico cênico, orienta professores e gestores no desenvolvimento dessa prática.

“O intuito é promover e aprofundar as questões artístico-literárias, bem como despertar o gosto e a sensibilidade do público para este segmento cultural”, explica a gestora cultural Jô Braska Negrão, que está à frente dos espetáculos. “É importante promovermos a popularização e formação de novas plateias, tanto para o teatro como para a literatura do nosso país. Interpretando e abrangendo temas como amizade, criatividade, sustentabilidade, realidade e imaginação, criamos uma sociedade mais harmoniosa e desenvolvida”, complementa.

Após as apresentações teatrais, o elenco provoca debates e comentários entre estudantes, artistas, educadores, dinamizadores e comunidades das mais variadas vertentes sociais. Segundo a editora de literatura da Editora Positivo, Cristiane Mateus, esses debates geram ideias para explorar o cotidiano de forma didática e inovadora, utilizando a literatura como recurso. “A partir do momento que a criança tem sua imaginação estimulada, ela cria um vínculo com a arte e a literatura muito difícil de ser quebrado”, revela.

Veja a programação do projeto Literatura em Cena:

06/06 - Belo Horizonte MG - IBS - Fundação Getúlio Vargas
11/06 - Rio de Janeiro RJ - Hotel Windsor Guanabara
25/06 - Londrina PR - Escola Dôminos ou Hotel Londri Star (à confirmar)
23/07 - Curitiba PR - Universidade Positivo        
24/07 - Ponta Grossa PR - Colégio Master    
30/07 - Natal RN - Praiamar Natal & Convention
10/08 - São Paulo SP - Colégio Drummond        
03/09 - Recife PE - Colégio Dulce de Souza Leão

Comentários