Mudanças tecnológicas e comportamentais ajudaram
a transformar o relacionamento entre empresas e funcionários. O encontro do
Comitê de Empreendedorismo da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba),
que aconteceu na última semana, teve como tema os desafios de gestores para
engajar os colaboradores nos valores e objetivos da empresa nessa nova
realidade. Os palestrantes João Trotta e Ananda Armani, ambos da ContaAzul –
empresa brasileira que surgiu no Vale do Silício com uma plataforma de gestão
financeira e contábil voltada para pequenas empresas –, apresentaram as inovações
adotadas pelo grupo na busca, contratação e engajamento de novos talentos.
Trotta, que é Business Partner da empresa,
destacou o papel fundamental do líder na criação de um ambiente motivador para
os colaboradores. “Costuma-se dizer que o bom gestor acaba com os conflitos na
empresa. Mas o conflito é uma certeza, faz parte da relação humana. Na verdade,
o bom gestor é o que sabe administrar os conflitos existentes”, afirma o
profissional de Recursos Humanos.
A Coordenadora de Talent Acquisition da
ContaAzul, Ananda Armani, detalhou as etapas do processo seletivo adotado pela
empresa, destacando que a primeira preocupação é desenvolver uma marca positiva
como empresa empregadora. “É um trabalho que fica entre o RH e o Marketing”,
explica Armani. Segundo ela, a ContaAzul se empenha para ser reconhecida no
mercado por ter bom ambiente de trabalho e valorizar seus colaboradores. Essa
estratégia otimiza o processo de encontrar e recrutar novos talentos. Ela cita
como exemplo o Instagram da ContaAzul, cujo conteúdo é direcionado mais aos
colaboradores e possíveis candidatos que aos clientes da empresa, que são
priorizados em outras mídias.
Outra estratégia que tem se demonstrado eficaz é
a realização das entrevistas técnicas antes da proposição de um desafio ao
candidato. Essa inversão nas etapas exigiu que profissionais da mesma área de
atuação dos candidatos fossem capacitados para integrarem o processo de
seleção, mas reduziu o número de desistências durante a fase do desafio
técnico, já que chegam à etapa depois de uma conversa mais detalhada sobre o
dia a dia da função à qual concorrem.
Respondendo a perguntas dos gestores e
profissionais de RH presentes na sede da Amcham Curitiba, João Trotta e Ananda
Armani enfatizaram o trabalho conjunto entre esses profissionais. “A última
etapa do processo seletivo é o consenso, quando reunimos todos os colaboradores
que participaram das etapas anteriores”, disse Armani. “Quando o gestor está
presente em todas essas etapas, ele compreende a importância e a complexidade
desse processo.”
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