
A mostra gratuita de Sérgio Adriano H fica em cartaz até 9 de fevereiro de 2026, com mais de 100 obras que revisitam e desafiam as narrativas históricas sobre a negritude no Brasil.
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe, até 09 de fevereiro de 2026, a exposição CORpo MANIFESTO, do renomado artista negro Sérgio Adriano H. Celebrando 25 anos de trajetória, esta é a primeira grande exposição individual de Sérgio Adriano H em São Paulo, um marco para o artista, que vem consolidando seu nome entre as vozes mais expressivas da arte contemporânea brasileira, e um reconhecimento de sua trajetória marcada pela resistência, pela reflexão e pela potência poética de um corpo que se afirma como manifesto.
CORpo MANIFESTO chega à capital paulista após uma temporada de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), marcada por elogios do público e de especialistas, entre eles o do curador Paulo Herkenhoff, que classificou CORpo MANIFESTO como “uma das exposições mais potentes que já presenciou”. Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva e Juliana Crispe, a exposição reafirma a força e a relevância da produção contemporânea afrodiaspórica no Brasil e convida o público paulista a uma experiência artística profunda, sensorial e politicamente engajada.
A mostra reúne mais de 100 obras que dialogam com a história, a memória e a luta do povo negro no Brasil. O artista usa o corpo como uma plataforma de resistência e expressão política, abordando temas como racismo estrutural, decolonialidade e a construção de uma identidade negra empoderada. Além de obras inéditas, a exposição também conta com experiências imersivas, incluindo a performance “desCOLONIZAR CORpos”, que inaugura a temporada paulista, e a instalação inédita em vitrines do Espaço Anexo do CCBB SP, numa proposta de arte que transborda o museu, se conecta com a rua e as pessoas que transitam por ela.
“A vitrine se torna uma extensão do meu trabalho, que busca levar a arte para todos os lugares. A ideia é criar uma conexão direta com as pessoas que não se sentem convidadas a entrar nos espaços culturais. É a arte além das paredes que ultrapassa os limites de espaço, expectativa, cor, credo, classe social... É essa potência que me move, transborda as paredes do museu e alcança as pessoas nas ruas”, afirma Sérgio Adriano H.
Para Juliana Crispe, CORpo MANIFESTO vai além de uma exposição artística: é um chamado urgente para que a história do país seja revisitada. "Que esta exposição seja um manifesto para a história do Brasil, que precisa ser interrogada e reconstruída, ativando a educação como campo de ação e transformação. Que cada pessoa que visite CORpo MANIFESTO possa questionar seu papel e refletir sobre sua atuação nos processos de mudança nesta sociedade", afirma a curadora.
O curador Claudinei Roberto da Silva, destaca que a exposição ressignifica a função da arte na contemporaneidade ao abordar temas de grande relevância social. “O corpo do artista é uma plataforma de resistência e reflexão sobre as tensões entre o passado colonial e o presente racista. Sérgio Adriano H traz à tona as feridas históricas que ainda precisam ser curadas, e faz isso com uma linguagem que é simultaneamente poética e política, desafiando o público a participar ativamente dessa reflexão”, conclui.
O CCBB São Paulo abre suas portas para esta exposição de estética visual impactante, conectando de forma profunda o passado e o presente do nosso país, fortalecendo um cenário inclusivo nas artes visuais. Para Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB SP, “este projeto propõe uma reflexão sobre questões importantes e atuais, como identidade, ancestralidade e representatividade, além de provocar o público a reconhecer a arte como um movimento de reparação histórica e transformação social”. CORpo MANIFESTO é uma produção da Lume Cultural, com patrocínio do Banco do Brasil.
Sobre Sérgio Adriano H
É artista visual afro-diaspórico, performer, fotógrafo, pesquisador, formado em artes visuais e mestre em filosofia. Vive e produz entre sua cidade natal, Joinville/SC, Florianópolis/SC e São Paulo/SP.
Contabiliza mais de 220 exposições nacionais e internacionais, com destaque para as individuais: "desCOLONIZAR CORpos", Institut national d’histoire de l’art, Paris, 2023; "desCOLONIZAR CORpos", Caixa Cultural, Brasília, 2023; Exposições Coletivas: dos Brasis (2024/2025), coletiva itinerante Sesc Nacional; 13ª e 14ª Bienal Internacional de Curitiba (2017/19); 8ª Bienal Argentina (2018); Encruzilhada, Museu de Arte Moderna da Bahia (2022); Visão do Paraíso, Centro Cultural Brasil-Moçambique, Maputo/Moçambique (2022).
Possui mais de 40 premiações, com destaque para: Medalha Cruz e Sousa, maior honraria em artes concedida pelo Estado de Santa Catarina (2022); Prêmio FAMA – Fábrica de Artes Marcos Amaro. Em 2024 foi indicado entre os 3 artistas finalistas da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, o “Prêmio Mario Pedrosa”, proposto ao artista destaque nacional do ano de 2023.
Possui obras em 20 acervos públicos, dentre os quais: Museu de Arte Contemporânea – MAC USP; Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, Museu de Arte do Rio – MAR; Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM.
Sobre o CCBB São Paulo
O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado para formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
SERVIÇO:
Exposição: CORpo MANIFESTO
Artista: Sérgio Adriano H
Período: 15 de novembro de 2025 a 9 de fevereiro de 2026
Horário: Todos os dias, das 9h às 20h (exceto às terças)
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Espaço Anexo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Ingressos: Gratuitos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Programação de atividades no CCBB SP:
- 06/12/2025 (sábado): Roda de conversa com o artista Sérgio Adriano H e o curador Claudinei Roberto da Silva, às 11h.
- 13/12/2025 (sábado): Visita guiada mediada pelo artista Sérgio Adriano H, às 11h.
- 28/01/2026 (quarta): Palestra “Planejamento de Carreira para Artistas”, com Sérgio Adriano H, às 18h.
INFORMAÇÕES CCBB SP:
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Contato: (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Entrada acessível CCBB SP: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Comentários
Postar um comentário